Mês: abril 2020
Noções de Irrigação de Pasto (Pastagem) Para Gado
Uma das dúvidas mais frequentes de nossos visitantes e leitores trata sobre a irrigação de pasto ou pastagem para agropecuária, especialmente para confinamento de gado de corte. Tendo em vista tal demanda, publicamos este artigo para esclarecer mais detalhes, com orientações para ajudar você leitor a ter noções básicas e chegar a uma conclusão concreta sobre o assunto. Confira tudo nos itens a seguir.
1) Noção Geral de Custos Para Seguir ou Não com a Ideia
Antes mesmo de procurar buscar informações mais a fundo sobre como seria a montagem de um sistema de irrigação para pastagem, o produtor deve ter uma noção básica e estimada do investimento para saber se isso se encaixa ou não em seu orçamento.
Em 90% dos nossos atendimentos essa é a primeira dúvida dos clientes. Então aqui vai uma ideia generalizada de valores, lembrando que para saber o custo exato de cada área é necessário seguir para a orientação número 3:
A implantação de irrigação para pasto deve custar, em média, algo em torno de R$ 7 a R$ 20 mil por hectare. A variação tão grande de preços se dá justamente pelas diferenças e peculiaridades do solo/terreno, além do sistema em si. Apenas para exemplificar, num sistema 100% automatizado por exemplo, o custo de montagem é superior a um de partida manual, porém as despesas e o tempo de operação são maiores na segunda opção.
2) Como a Irrigação Pode Elevar o Lucro?
Nenhum pecuarista investe em irrigação simplesmente para deixar o pasto verde e vistoso. Tudo é movido a base do lucro. Por isso é fundamental entender como a irrigação pode elevar a produtividade e consequentemente o faturamento nas áreas de pastagens.
Segundo estudos e pesquisas realizados nas últimas duas décadas, a irrigação da pastagem pode reduzir custos de produção e tempo de trabalho para alimentar o rebanho, comparada a outras alternativas de suplementação entre as estações do outono e inverno, tais como a silagem e o feno, entre outras. Isso ocorre pela utilização de menor área, uso de água de baixa qualidade e possibilidade de prolongar o período de pastejo durante a estação seca.
Na prática, a melhoria que a irrigação traz para a bovinocultura, seja ela de corte ou de leite, se dá à medida que possibilita o aumento da lotação para quantidades acima de 10 UA (unidades animais) por hectare. Além disso, ainda dá conta de suprir a necessidade de água pelas culturas forrageiras nos períodos de estiagem e também nos de temperaturas mais elevadas, possibilitando a manutenção dos animais no pasto durante todo o ano.
3) Providencie um Projeto para o Sistema de Irrigação
Notamos muitas vezes que os pecuaristas não têm uma noção exata do quanto é importante um estudo para avaliar custo real de implantação de um sistema de irrigação levando em consideração todas as características da propriedade ou da área de pastagem. É justamente neste momento que o projeto de dimensionamento do sistema de irrigação, que entre outras questões faz um levantamento planialtimétrico, se faz mais que necessário.
- Qual o tamanho da área que será irrigada?
- Qual a cota (desnível) do solo?
- Há poço, represa, lago, rio ou outra fonte de água no local?
- Possui alimentação de energia elétrica?
- Qual será a vazão total do sistema de irrigação?
Estas serão apenas algumas das perguntas respondidas pelo projeto, juntamente é lógico com a planta do sistema e também o dimensionamento e levantamento dos materiais/mão-de-obra, que irão gerar o orçamento de implantação.
É este documento também que irá apontar dificuldades e situações que podem por ventura inviabilizar o projeto logo de cara. Um bom exemplo aqui é a disponibilidade de energia elétrica de qualidade, uma vez que a infraestrutura da rede elétrica na área rural ainda é muito deficitária na maior parte do território nacional.
4) Qual o Sistema de Irrigação Mais Adequado Para Pasto?
O tipo de sistema mais indicado para irrigação de áreas de pastagem é o de aspersão para áreas menores e mais irregulares, enquanto para áreas com dimensões a partir de 30 – 40 hectares o pivô central passa a ser a opção mais interessante.
No segundo caso, o do pivô central, a característica marcante é a movimentação circular do sistema, com aspersores laterais suspensos por suportes e rodas que movimentam o braço do equipamento ao longo do raio de ação do pivô.
Já a chamada aspersão por malha, a qual conta com emissores que fazem a chamada “cortina de chuva”, pode ser montada de diferentes formas, sendo fixa ou móvel, conforme os grupos descritos abaixo:
- Aspersão fixa automatizada ou semi automatizada/manual: indicada para áreas menores, áreas com topografia irregular e desfavoráveis à implantação do pivô. Conta com linhas laterais enterradas, podendo ser acionada manualmente ou de forma automatizada. Na primeira opção o custo de implantação é maior, enquanto a operacionalização fica mais em conta, pelo fato do sistema ser iniciado automaticamente. Já na segunda, o operador deverá dar o “start” da irrigação, além de abrir/fechar manualmente as válvulas ou registros que comanda cada setor, motivo pelo qual o investimento de implantação é menor ao passo que os gastos fixos de operação são bem maiores.
- Aspersão móvel: pode ser do tipo de sistema que trabalha com tubulações de engate rápido que ficam sobre o solo. Com uma frequência pré-determinada, é desmontado e remontado para atingir outras áreas da mesma propriedade. Ou ainda com os canhões que que vão sendo movimentados por meio do carretel enrolador (imagem).
5) Alternativa de Irrigação Para Pasto
Uma sugestão de alternativa de irrigação para pasto com ótima relação custo x benefício, pelo menos para um bom teste inicial, é o Kit De Irrigação Para Pastagem – 1 Hectare da Naan Dan Jain. Entre suas principais vantagens, podemos citar:
- Qualidade dos aspersores da marca holandesa, garantindo excelente uniformidade de distribuição da água;
- Montagem simples e rápida (sem necessidade de abertura de valetas);
- Operação integrada com sistema de pastejo rotacionado
Clique aqui para saber mais sobre essa solução e faça a aquisição para um teste inicial com melhor atendimento, preço e condições de pagamento do mercado.
Caso tenha dúvidas ou tenha interesse num projeto, entre em contato pelo whatsapp no número (11) 94226-2539 ou ainda pelo e-mail contato@agroclique.com.br.
Fontes: Rehagro, Canal Rural e Irrigat
Filtro Azud Helix 2” e 3” – Ficha Técnica e Disponibilidade
Além dos filtros modulares, a renomada marca espanhola Azud possui uma linha de produtos dedicada exclusivamente a filtragem automática: trata-se do seu sistema helicoidal, com modelos do filtro Helix 2” e 3”. Veja na sequência deste artigo a ficha técnica, valores e disponibilidade aqui no portal Agroclique.
Aplicação e Funcionamento
Esses modelos de filtros são utilizados basicamente em dois mercados distintos: filtragem e retro lavagem em sistemas de irrigação e mesma aplicação na área industrial, em diversos setores.
Como o próprio nome diz, o Sistema Helix utiliza uma hélice que, ao receber o fluxo de água, origina um movimento helicoidal e centrífugo que afasta as partículas dos discos, permitindo que a água saia limpa após o processo. Além da máxima eficiência na filtragem, isso se traduz em mínima manutenção, ou seja, proporciona redução na frequência de limpeza do elemento filtrante.
Seus distribuidores de polietileno de alta densidade tornam o produto robusto, garantindo resistência e durabilidade. Confira na sequência outros dos principais benefícios e características dos filtros Helix.
Vantagens do Sistema de Filtros Azud Helix:
- Fluxo máximo: 220m³/h (968 gpm);
- Diâmetros: 2”, 3”, 4” e 6”;
- Elemento filtrante: Tela e Disco;
- Malha: 130 Microns (120 Mesh);
- Tipos de Rosca: BSP, NPT ou ranhurada;
- Dispositivo retardador de entupimento: como dito anteriormente, otimiza o rendimento e minimiza a frequência e intensidade da manutenção;
- Versatilidade e compatibilidade: o sistema modular permite uma ampla gama de configurações com o número mínimo de componentes;
- Facilidade máxima de transporte e instalação: equipamentos montados na fábrica;
- Exclusivo sistema borboleta para fechar o elemento filtrante: o que permite a fácil descompressão da pilha de discos para limpeza. O manuseio fica confortável e, por sua vez, evita a perda acidental de discos;
- Economia e uso inteligente: água e energia.
Principais Modelos, Disponibilidade e Dimensionamento
A linha Helix oferece opções com diâmetros de 2”, 3”, 4” e (polegadas). Dentro de modelos com o mesmo diâmetro, é possível haver ainda variações que mudam de acordo com a rosca, podendo ser do tipo BSP, NPT ou ranhurada.
Os modelos de 2” e 3” com elemento filtrante disco, rosca BSP e malha de 130 mícrons (120 mesh) estão entre os mais comercializados no mercado nacional:
- Filtro Helix System SUPER 2S Disco – 130 Microns (120 Mesh)
- Filtro Helix System 2N Disco – 130 Microns (120 Mesh)
- Filtro Azud Helix 3″ 3NR Disco – 130 Microns (120 Mesh)
Para quem já sabe exatamente de qual modelo Helix necessita, temos estes modelos dos links acima e outros a disposição para entrega rápida em todo o Brasil. Basta clicar nos links de compra acima ou solicitar um orçamento sem compromisso aqui.
Dimensionamos o Sistema de Filtragem Ideal Conforme Suas Necessidades
Caso precise de dimensionamento preciso e correto para seleção do sistema de filtragem ou retro lavagem mais adequado para suas necessidades, além da seleção dos modelos Helix que proporcionem melhor custo/benefício, podemos ajudá-lo.
Lembre-se que tão importante quanto escolher produtos de qualidade como os filtros Helix, é saber escolher as opções que vão otimizar a filtragem do seu sistema melhorando a qualidade e economia de água. Nossos engenheiros agrícolas têm o conhecimento e bagagem necessárias para fazê-lo da melhor forma possível.
Entre em contato para pedir um orçamento para dimensionamento / fornecimento dos filtros pelo e-mail: contato@agroclique.com.br ou pelo Whatsapp (11) 94226-2539.
Revisão Controlador Hunter X-Core (4, 6 e 8 Estações)
O Controlador Hunter X-Core é um dos mais utilizados em sistemas de irrigação automatizados de jardins residenciais. A preferência por esta opção dentre as empresas que montam esse tipo de sistema se deve a sua boa relação custo / benefício. O modelo une múltiplas funções e um preço competitivo em relação aos concorrentes (clique aqui e confira outros modelos de controladores de irrigação).
Disponível no mercado nacional há muitos anos, o X-Core da Hunter, que é comercializado nas opções de 2, 4, 6 e 8 estações ou setores, teve sua interface renovada recentemente, mantendo os principais recursos que o tornaram um dos líderes por aqui.
Além da possibilidade de gravação de 3 programas (A, B e C) e 4 tempos de início distintos cada, para cada válvula ou setor, o controlador também oferece um sistema dinâmico de regulagem do tempo de rega de acordo com a intensidade da incidência solar, conforme explica a própria fabricante em seu site oficial:
Ligue o revolucionário sensor Solar Sync e o X-Core é convertido em um “controlador inteligente”, que regula os tempos de funcionamento da irrigação com base nas condições climáticas avaliadas localmente.
Outro diferencial interessante do X-Core relação aos demais controladores é que, assim como outros modelos da própria Hunter, também é compatível com os controles remotos para ativação rápida de irrigação e sem fios.
Funcionalidades e Vantagens do Hunter:
- Memória de segurança que permite que o calendário de rega possa ser restaurado a qualquer momento;
- atraso de rega programável, no qual o usuário programa um número de dias especificado para manter o controlador no modo OFF (Desligado), voltando a seguir a programação normal e automaticamente após esse período;
- compatibilidade com o sensor de chuva Hunter Mini-Clik, que corta o funcionamento do controlador quando começa a chover, promovendo economia de água;
- função Quick Check que realiza um diagnóstico rápido dos problemas em qualquer uma das estações apenas com um único botão/comando (uma mensagem ERR – erro – aparecerá na tela do aparelho indicando o número da válvula com curto-circuito);
- possibilidade de programar um atraso entre os setores à medida que o controlador avança de uma estação para a próxima;
- programação de sensores, que confere a capacidade de especificar qual programa será desligado em resposta a informação de um sensor específico, permitindo que programas não afetados pelo sensor continuem as operações normais.
Modelos Disponíveis Para Aquisição
O Hunter X-Core pode ser adquirido aqui mesmo no site Agroclique. Temos a maioria dos modelos disponíveis a pronta entrega em nosso estoque, e despachamos para todo o país.
Temos os modelos 4, 6 e 8 saídas interno (indoor) e externo (outdoor), basta acessar os links abaixo relativos a cada opção para fazer aquisição com pagamento via boleto bancário ou por meio de cartão de crédito (em até 12 vezes), utilizando o Pagseguro da UOL como meio de pagamento.
- Controlador Hunter X-Core 4 Setores Interno (Modelo 401) – 230 V
- Controlador Hunter X-Core 6 Setores Interno (Modelo 601) – 230 V
- Controlador Hunter X-Core 8 Setores Interno (Modelo 801) – 230 V
- Controlador Hunter X-Core 8 Setores Externo (Modelo 801) – 230 V
Caso não tenha encontrado o link direto para compra do modelo de controlador Hunter de seu interesse, ou então deseje uma cotação para aquisição em maior quantidade ou ainda de mais itens, solicite um orçamento sem compromisso pelos nossos canais de atendimento:
Whatsapp – (11) 942262539 / E-mail – contato@agroclique.com.br
Fonte: https://www.hunterindustries.com/pt/product/controladores/x-core