Sistema de Irrigação Automático para Canteiro de Jardim
Na arquitetura moderna os projetos residenciais trazem algumas tendências e características marcantes, especialmente no que diz respeito ao paisagismo. Independente do estilo a ser adotado, um elemento sempre presente na maioria dessas casas é o canteiro.
Espada de São Jorge, Moreia, Murta e outras inúmeras possibilidades de espécies podem ser plantadas, sendo necessário regá-las (umas com maior outras com menor frequência). Como sempre, um sistema de irrigação automático é um grande aliado nesse momento. E é exatamente este o tema desse artigo: mostraremos um sistema de irrigação automático para canteiro de jardim, simples e eficiente.
Trata-se de um sistema de gotejamento por meio de tubos gotejadores que necessitam baixa pressão e que serão comandados automaticamente por um controlador de torneira.
Alimentação do Sistema e Materiais Necessários
Antes de indicar os materiais necessários, é importante esclarecer que esse tipo de sistema para canteiros depende de um ponto de torneira para sua alimentação, que normalmente ocorre com água da rua.
Quem não possuir ponto de torneira pode verificar onde fica a passagem de tubulação e, se houver no local do canteiro, é possível derivar a alimentação do sistema a partir dali. Para quem está em fase de obras, a recomendação é já deixar passagem de tubulação e um ponto de torneira para cada canteiro, viabilizando esse tipo de sistema de irrigação.
Confira o que você vai precisar:
- Controlador de irrigação para torneira: mais do que um simples timer, esse tipo de aparelho possui recursos mais avançados, como por exemplo a inclusão de até 4 regas por dia, escolha dos dias da semana em que haverá irrigação e determinação da duração da rega. No caso específico do modelo indicado, o Galcon Torneira 11000 BT ¾”, que é alimentado por uma bateria 9V, há ainda a possibilidade de conexão bluetooth para alterar a programação pelo celular via aplicativo Android / iOS (clique para adquirir o produto);
- Tubo Gotejador: é necessário tubo gotejador para ser “esticado” ao longo do canteiro, pois serão seus emissores que farão a rega de fato. A medida do comprimento deve ser aferida antes para saber a quantidade linear a ser usada. Os modelos mais comerciais desse tipo de gotejo vêm com espaçamento de 20cm ou 30cm entre orifícios, diâmetro nominal de 16mm, vazão de 2,3 L/H (por orifício) e disponibilizados em bobinas de 100m, como o modelo não compensante Bob Drip (imagem), que vem na cor marrom para ficar mais discreto no canteiro. Clique nesse link para ver mais informações e encomendar o material.
- Conexões: Assim como o item que indicamos, a maioria dos controladores de torneira vêm com conexão ¾”, mesma rosca das torneiras. Já o tubo gotejador, que tem diâmetro de 16mm, trabalha com conexões específicas para seu modelo (tês, joelhões 90º e conector inicial ¾” para 16mm). Na aquisição dos materiais com nossa empresa enviamos as conexões de acordo com as características / necessidades do jardim.
Montagem e Funcionamento do Sistema
A montagem do sistema começa pela instalação do controlador no cavalete ou saída do ponto de torneira. Depois deve-se estender o tubo gotejador pelo canteiro, fazendo os cortes e conexões onde for necessário. Atenção! Esses tubos devem ficar superficiais, jamais devem ser enterrados, uma vez que isso vai causar entupimento dos emissores e consequente mal funcionamento do sistema. Dependendo do canteiro, muitos paisagistas ou proprietários optam por cobrir os gotejos com cascas de pinos.
Posteriormente, basta conectar o gotejo a saída do controlador, realizar testes para verificar se o funcionamento está ok e fazer a programação de acordo com as necessidades das plantas do canteiro.
Dicas Importantes
- Não se esquece que a torneira sempre deve ficar aberta, sendo a liberação da água da irrigação é feita pelo controlador;
- Colocar regas em horários que esteja em casa, uma vez que poderá perceber algum problema na irrigação caso venha a acontecer. Um horário interessante é sempre no início do dia;
- Nos fins de linha, durante a montagem, não esqueça de dobrar o tubo gotejador e fazer a fixação com abraçadeira ou outro material, evitando que a mangueira fique vazando direto e prejudique o funcionamento do sistema;
- Normalmente a bateria do controlador dura de 4 – 6 meses, portanto fique sempre de olho se o controlador está ligado e funcionando. Caso seu display pare de ascender, provavelmente é hora de trocar a bateria. Após a substituição será necessário configurar e programar o aparelho novamente.