Hidrômetros – Recursos, Medição, Certificado e Modelos
Também conhecidos como “relógios d’água” ou simplesmente “contadores de água”, os hidrômetros são instrumentos utilizados para realizar a medição volumétrica do consumo de água.
Estão presentes na grande maioria dos imóveis, tanto residenciais quanto comerciais, uma vez que são utilizados pelas empresas de fornecimento de água e saneamento básico para cálculo exato do consumo em cada endereço, facilitando a medição e emissão das faturas das contas de água.
Justamente por serem utilizados em larga escala, os modelos disponíveis são padronizados e devidamente testados / aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), seguindo também as diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Principais Partes dos Hidrômetros
Independente do modelo ou fabricante, todos os hidrômetros devem possuir as duas partes descritas a seguir:
- Câmara Hidráulica – envoltório do circuito eletrônico pelo qual o fluxo de água corre;
- Circuito Eletrônico – é o contador numérico do hidrômetro em que a medição da vazão é registrada de fato, lembrando que a aferição é sempre realizada em metros cúbicos (m³).
Medição e Leitura do Hidrômetro
Observe na imagem ilustrativa a seguir os itens que compõem o leitor dos hidrômetros e o que significa cada um deles na composição da medição final:
O contador numérico indica o fluxo total de água, em m³, registrado no hidrômetro desde sua instalação. Os dois ponteiros abaixo indicam o conta giro dos litros (direita) e décimos de litros (esquerda). Já o central se movimenta sempre que há consumo de água, podendo inclusive indicar algum tipo de vazamento caso continue girando mesmo com todos os pontos de torneira e registros fechados.
OBSERVAÇÃO: qualquer anormalidade identificada no consumo de água registrado no hidrômetro deve ser comunicada imediatamente à companhia de abastecimento para que seja agendada uma visita de um técnico responsável para avaliação e reparo, evitando, assim, cobrança indevida de consumo de água.
Medição Individual x Medição Coletiva
Quantos aos tipos de leitura, há dois sistemas básicos de medição que são utilizados pelas companhias de saneamento, que levam em consideração as características do tipo de moradia, conforme esclarecido a seguir:
- Medição Individual – consiste na instalação de um medidor para cada consumidor, usado nos bairros e maioria dos condomínios horizontais.
- Medição Coletiva – instalação de apenas um leitor para vários consumidores, sendo que o consumo individual não é calculado, apenas estimado. Usado comumente em condomínios verticais, seja residencial ou comercial, em que a conta de água é dividida entre os moradores (conhecido como rateio).
Sensor de Pulso e Medição Remota
Alguns hidrômetros específicos, a exemplo do modelo Multimag TMII 3/4” da marca Itron, oferecem o recurso de leitura remota através de um sensor de pulso, juntamente com software para monitoramento dos dados gerados nas medições. Entre outras funções, possibilita:
- Saídas de baixa frequência – Leitura remota e consumos acumulados;
- Saídas de alta frequência – Análises de vazões, conversão de frequência / corrente e controles automáticos.
Certificado de Calibração INMETRO e Laudo de Aferição
Dependendo das exigências técnicas e da documentação exigida pelo local em que o hidrômetro será instalado, é possível que seu fornecimento necessite acompanhamento de um dos dois documentos a seguir. Veja breve explicação de cada recurso e sua aplicação mais comum:
- Laudo de Aferição: consiste no registro da peça que é testada ao final da produção, a fim de confirmar que está dentro dos erros admissíveis. O laudo é disponibilizado através do número de série em até 7 dias, via e-mail. Não há custo extra para este serviço e sua aplicação normalmente ocorre na perfuração de poços e construção civil em geral.
- Certificado de Calibração: procedimento de calibração homologado no INMETRO em laboratório acreditado pelo órgão. Neste caso os equipamentos são enviados de volta à fábrica para serem submetidos aos testes e depois retornam para o fornecedor, motivo pelo qual tem custo extra e um prazo diferenciado (mínimo de 45 dias). Exigido mais comumente no meio industrial.
Principais Modelos no Mercado
Os principais modelos de hidrômetros disponíveis no mercado variam levando em conta, principalmente, o diâmetro da conexão conforme a tubulação do cavalete em que será instalado. Vale reforçar, conforme explicado no artigo, que há diferenças também com relação aos recursos e ainda com as conexões que podem acompanhar o hidrômetro, com as flanges etc.
Entre as diferentes bitolas, os modelos mais comuns são o de ¾”, 1” e 1 ½”. Temos todos esses modelos cadastrados a pronta entrega em nossa loja virtual, todos da marca Itron, líder no mercado nacional.
Clique aqui para conhecer nossos modelos e, caso não encontre o que procura ou precise de hidrômetros com diâmetro maior, como 4” ou 5”, entre em contato diretamente pelo nosso atendimento do Whatsapp para solicitar um orçamento sem compromisso.