Qual Horário de Rega Ideal Para Sistema de Irrigação?
Neste artigo, direcionado exclusivamente para quem possui irrigação de jardim / paisagismo, vamos tratar de assunto importante, mas que muitas pessoas desconhecem: o horário ideal de rega para o sistema de irrigação automático.
Antes de mais nada é preciso entender que a programação do controlador ou temporizador – aparelho que faz a automação e no qual são definidos os horários, dias e tempos de rega – deve ser dinâmica. Ou seja, sempre devemos acompanhar a programação e revê-la, pelo menos uma vez ao mês, para adaptá-la de acordo com as mudanças climáticas, períodos de chuva ou estiagem etc.
Posto isso, vamos diretamente ao tema desta matéria: o horário das regas. O mais interessante, visando o estímulo da fotossíntese e consequente otimização da absorção de nutriente pelos vegetais, é que a rega ocorra no início do dia e/ou fim de tarde, especialmente ao amanhecer.
Nos casos dos setores em que há programação para somente uma por dia de irrigação, a preferência deve ser pelo período da manhã, ficando o horário do fim de tarde (entre 17h – 19h) como uma alternativa para uma segunda rega do dia.
Confira a seguir as principais vantagens e entenda o porquê pela opção da rega logo no início do dia:
- Absorção logo no início do dia, permitindo a água drenar e escoar para raiz das plantas / gramado antes que haja maior exposição ao período de sol forte;
- Como o metabolismo desses seres vivos trabalha de forma diretamente proporcional a luminosidade que recebem, portanto maior será sua atividade quanto maior a radiação solar, a irrigação logo cedo permitirá melhor rendimento ao proporcionar as condições necessárias ao estímulo da fotossíntese;
- Para aqueles que possuem setores de aspersão em algumas estações ou em todo o sistema de irrigação, o horário de start no início do dia fica mais prático uma vez que praticamente não há trânsito de prestadores ou até mesmo dos proprietários pelo jardim, evitando risco do jato de água dos aspersores spray ou rotores atingir as pessoas ou deixar passagens em alvenaria molhadas / úmidas.
Porque Evitar Horários com Sol Mais Intenso?
Pelas recomendações fica claro que os períodos de sol muito forte devem ser evitados, principalmente por dois motivos:
- Temperaturas mais altas fazem com que a água evapore rapidamente, antes mesmo que a chegue com abundância na raiz e o organismo possa suprir toda sua demanda hídrica;
- O sol a pino pode queimar as folhas das plantas. Isso acontece porque a gotícula pode causar uma espécie de lupa.
Outros Pontos Importantes a Se Considerar
Conforme explicado no início do artigo, a programação deve ser revista frequentemente a fim de ser sempre ajustada para melhor atender a demanda de água das plantas.
Vale mencionar aqui que se deve atentar não apenas aos horários e acionamento da irrigação, mas também ao tempo de duração das regas. Assim como um tempo reduzido refletirá no vigor das plantas, o excesso de água (duração muito longa) pode dificultar a oxigenação e contribuir para o aparecimento de fungos e doenças. Nos setores de que utilizam o método por gotejamento, além da própria aparência das plantas, uma boa prática para verificar se o tempo de irrigação está adequado é colocar os dedos na terra (afundar até cerca de 10 cm) para verificar se está muito seca ou encharcada para então decidir alterar ou não a duração da rega..
Por fim vale destacar que, como normalmente os sistemas de irrigação residenciais são dimensionados em 2 ou mais setores, cada um deve ter programação com dias, horas de início e tempos de rega independentes. Mesmo assim, a irrigação pode respeitar o mesmo horário de início diário independente do setor, de forma que o controlador faz com que as válvulas sejam acionadas em sequência (válvula 1, válvula 2, 3 e assim sucessivamente).
Pingback: Dicas de Testes Para Automação de Irrigação de Jardim - Agroclique
Pingback: Quanto Tempo de Rega Programar na Irrigação de Jardim? - Agroclique