Sistema de Irrigação para Tomates em Vasos em Estufas
Sistemas de irrigação para tomates em vasos são necessariamente de baixa vazão com sistema de injeção de fertilizantes, já que toda a nutrição das plantas é aplicada via água da irrigação. Para podermos demonstrar um sistema simples para irrigação de tomates em vasos o dividimos em 5 partes:
- Vasos
- Emissores de irrigação
- Sistema de filtragem
- Sistema de injeção de fertilizantes
- Bombeamento
1. Vasos
O vaso de 8 litros tem se apresentado a escolha mais adequada, uma vez que permite um bom desenvolvimento do sistema radicular das plantas. Existem diversos tipos de vasos, uns com paredes mais grossas e outros mais finos, mais parecidos com sacos de cultivo, se diferenciando pela sua vida útil, pois normalmente quanto os mais grossos são mais resistentes e, consecutivamente, mais caros.
Uma tecnologia nova que algum fornecedores desse material apresentaram são os vasos brancos ou com revestimento em branco, que prometem uma redução da temperatura interna, possibilitando um melhor desenvolvimento das raízes próximas a parede do vaso.
2. Emissores de Irrigação
Emissores da irrigação são também conhecidos como gotejadores e podem ter algumas formas e vazões diferentes, dependendo do fabricante. A vazão pode variar de 2 a 8 litros por hora por emissor, sendo que cada um pode atender de um a dois vasos. Em vasos de 8 litros recomenda-se botões gotejadores com saídas (sendo duas para cada vaso), promovendo uma melhor distribuição de água.
3. Sistema de Filtragem
Para irrigação em vasos com a utilização de botões gotejadores é indispensável o uso de algum tipo de filtro, que deve ser escolhido pela qualidade da água utilizada na irrigação. Os filtros mais comuns são o de disco ou tela e o filtro de areia, lembrando que cada um tem uma função de filtragem específica.
Os filtros de disco ou tela são usados para filtrar partículas em suspensão na água de irrigação e o tamanho da abertura da tela e disco para segurar as partículas que podem entupir os gotejadores, na ordem de 120 mesh.
Já os filtros de areia são utilizados para retenção de matéria orgânica presente na água de irrigação, não sendo recomendados para retenção de partículas em suspensão como areia, pedaços de folhas e outros materiais não solúveis.
4. Sistema de injeção de fertilizantes
No cultivo de tomates em vasos o uso de fertilizantes é indispensável, pois o substrato dos vasos é praticamente inerte e serve basicamente como sustentação da planta. Para fazer a injeção de adubos em uma linha de irrigação existem muitos sistemas disponíveis no mercado, que podem variar muito de valor (dos equipamentos), começando em poucos reais em um sistema de injeção direto, utilizando as próprias caixas d’água da irrigação para o preparo da solução e succionando a solução pela motobomba da irrigação, até sistemas inteligentes que monitoram e controlam a injeção de fertilizantes por volume e condutividade elétrica (EC). Sistemas complexos podem chegar a custar cerca de R$ 100.000,00 somente a parte de injeção de fertilizantes.
5. Bombeamento
O coração de um sistema de irrigação é o conjunto de bombeamento, no qual se concentra grande parte dos trabalhos, pois é nele que se programa os tempos de irrigação, pressão de funcionamento. Além disso, a filtragem e a fertirrigação também podem estar juntos ao sistema de bombeamento.
A maioria dos problemas e dificuldades de operação vem do sistema de bombeamento, pois este dependem de muitos equipamentos e variáveis. Problemas com a pressão podem ser causados por mudanças na ordem das fases de energia, provocados por uma manutenção externa ou interna mesmo, como em uma troca da bomba em sistemas trifásicos. Deve-se sempre conferir o lado em que a bomba está rodando, de forma que se estiver ao contrário do lado indicado deve-se inverter uma das três fases, caso contrário essa rotação invertida provocará uma queda da pressão do sistema.
Outro problema muito constante em manutenções nos conjuntos motobombas que provocam a queda da pressão é o entupimento do rotor da bomba por folhas, pedras, peixes e até mesmo cobras, nestes casos somente a abertura da bomba e a limpeza do rotor já será o suficiente para que o sistema retorne ao funcionamento correto.
Se ainda possuir alguma dúvida ou gostaria de desenvolver um projeto para cultivos de tomates em vasos, entre em contato aqui com nossa equipe técnica ou num dos canais abaixo que estaremos de prontidão para lhe atender.