Saiba Como Combater a Broca-do-Olho-do-Coqueiro
Em artigo recente publicado aqui no Agroclique mostramos quais as principais características da broca-do-olho-dos-coqueiros ou broca-do-olho-das-palmeiras, uma das pragas que comprometem o desenvolvimento destas plantas. Nesta matéria iremos mostrar como combatê-las.
O uso de armadilhas é uma forma prática e eficiente no controle e vigilância da praga. A erradicação de plantas mortas, doentes, infestadas ou não por R. palmarum, junto às armadilhas feromônicas para o monitoramento, mesmo fora da época de pico populacional da praga, são medidas racionais a serem seguidas metodicamente.
As armadilhas, feitas de baldes plásticos, deverão conter feromônio pendurado internamente na tampa e toletes de cana ligeiramente macerados para a obtenção do odor de fermentação (figura).
Já armadilha tipo Pet é feita basicamente com três garrafas plásticas de refrigerante, sendo composta pelas seguintes partes:
- Parte A – funil, garrafa com o gargalo voltado para baixo.
- Parte B – câmara de captura, garrafa cortada a meio centímetro do final da parte afunilada.
- Parte C – garrafa da qual são retirados o fundo e a parte afunilada do gargalo e que serve para a fixação das partes A e B.
A parte C da armadilha é fixada na parte A com pedaços de arame e na parte B pela pressão das duas garrafas entre si, para facilitar a troca do atrativo (pedaços de cana-de-açúcar ou outro atrativo) e a coleta dos adultos.
Na armadilha devem ser feitos pequenos furos, tanto no fundo, para evitar acúmulo de água (parte B), qunato nas laterais (partes B e C), para facilitar a aeração no interior da câmara de captura e a difusão do odor dos atrativos para o exterior da armadilha.
Isca
No interior da câmara de captura são colocados toletes de cana-de-açúcar de aproximadamente 10 cm de comprimento e, pendurada no gargalo da garrafa (parte A) uma cápsula do feromônio de agregação de Rhynchophorus palmarum, tendo-se o cuidado de fazer, com uma agulha, um pequeno furo na tampa, para promover a liberação do produto.
A cana-de-açúcar tem sido considerada a principal fonte alimentar para ser utilizada nas armadilhas em combinação com feromônio. Outros materiais atrativos com poder de fermentação também poderão ser utilizados, a exemplo de mamão, inhame, mandioca, casca de coco verde e abacaxi.
Recomenda-se a coleta dos adultos capturados na armadilha Pet a cada 08 ou 15 dias, a depender da quantidade de insetos capturados na armadilha. Durante a vistoria os adultos devem ser eliminados.
Fonte: interactaquimica.com.br
Ola como consigo esse feromônios? Grato se puderes me ajudar!