Saiba Mais Sobre Linhas de Crédito para Produtores Rurais (BNDS, BB e Caixa)
A agricultura moderna a cada dia apresenta mais tecnologias para aumentar a produtividade e a qualidade de seus cultivares, gerando também maior conforto para o produtor rural. Para promover o contínuo desenvolvimento poucos produtores podem sustentar com recurso próprio o custeio para seus cultivos, ainda mais os investimentos em máquinas, sistemas e infraestruturas.
Investimentos são necessários em qualquer tipo de negócio, e na agricultura não é diferente. Saindo do próprio bolso, de bancos privados ou bancos públicos, os empréstimos são uma parte fundamental do negócio agrícola.
Praticamente todas as instituições financeiras no Brasil possuem alguma linha de crédito para atender a este setor, como custeios, consórcios, programas de financiamentos para baixa renda ou pequenos produtores com juros que podem sofrer grandes variações dentro de uma mesma instituição.
Pode-se citar como as três maiores instituições que trabalham com linha pré definidas para o agronegócio:
- BNDS
- Banco do Brasil
- Caixa Econômica Federal
BNDS – Banco Nacional de Desenvolvimento Social
Consiste numa instituição governamental e possui linhas de créditos para todas as áreas de negócios, sendo uma delas a linha Agro BNDS – AGRO. que oferece outras sublinhas como Pronaf, Pronamp, Inovagro, Moderagro, Moderfrota, Moderinfra, PCA e outras que estão descritas aqui. Valem mencionar que, neste caso, a taxa de juros para 2017 foi mantida pelo CMN – Conselho Monetário Nacional – em 7,5% ao ano.
Para facilitar a escolha da linha que melhor atende um produtor específico o BNDS disponibiliza um aplicativo para celulares para as plataformas Android e IOS. Nele o produtor pode conhecer as linhas de financiamento que o BNDES oferece para o setor agropecuário e encontrar a opção mais adequada ao seu negócio, fazer uma simulação e cálculo do valor da parcela do seu financiamento, pesquisar fornecedores e produtos credenciados junto ao BNDES e ficar por dentro dos próximos eventos e feiras agropecuárias.
Banco do Brasil
Também possui linhas parecidas ao BNDS, Pronaf, Custeio, Pronamp e outros que estão descritas neste site e oferece taxas muito atrativas para determinados grupos, como os produtores familiares com Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), exceto do grupo A e A/C.*, que está disponível a 2,5% ao ano com limite de até 250 mil reais anuais.
Caixa Econômica Federal
Em 2016 esta instituição fez um incremento de cerca de 28% para montante repassado para financiamento de agroindústrias, cooperativas e agricultores para 2016/2017, chegando a 10 bilhões de reais (saiba mais) com taxas de juros em torno de 9,5% ao ano, tornando-se uma instituição atrativa para novos negócios.
Muitos produtores não conseguem ter acesso as linhas de créditos mencionadas porque não atendem aos requisitos impostos pelas instituições, como os documentos de posse da propriedade que devem estar em nome do produtor que está requerendo o crédito. Outro problema comum é a falta de informação técnica para apresentar um projeto com os itens que podem ser financiados por essas linhas, para isso a melhor opção é a contratação de um técnico para elaboração de projeto, que inclua produtos das cestas de financiamentos.
Conforme mostramos, existem muitas opções, cabendo ao produtor ou ao seu administrador escolher qual delas e quais linhas de financiamento são mais adequados ao seu perfil.