Uso de Irrigação em Pisciculturas Gera Descontos em Energia no Amazonas
O uso de sistemas de irrigação pode gerar descontos de até 80% na conta de Luz (energia elétrica) de produtores rurais que trabalham com piscicultura – criação de peixes – no estado do Amazonas, segundo informações de matéria publicada no site oficial da Eletrobras Distribuição no AM.
O incentivo foi promovido através de uma resolução normativa (nº 414/2010) publicada oficialmente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que define que o desconto pode ser de 67% a 80%, variando conforme o grupo de atendimento no qual o produtor se encaixa, entre os classificados como de média ou alta-tensão.
De acordo com explicação da reportagem, o benefício é concedido com a instalação de um novo medidor para registrar o desconto do consumo diário num período que tem duração de 8h30min ininterruptas, oferecido ao produtor no intervalo que vai das 23h às 7h30min.
Para obter o benefício, no entanto, não basta somente ter algum sistema de irrigação. É necessário possuir a entrada padrão de energia específica para cargas elétricas com a finalidade de uso para irrigação ou aquicultura (tratamento do ambiente aquático para criação de peixes).
Além disso, o produtor ou piscicultor deve efetivar o procedimento de solicitação de um novo marcador. Para isso, é necessário comparecer num dos postos de atendimento da Eletrobras Distribuição Amazonas (na capital Manaus ou no interior) e completar o formulário de cadastro. Depois basta aguardar até 15 dias pela visita técnica de uma equipe de profissionais da distribuidora que farão a vistoria e instalação de um novo medidor, cuja ligação ocorrerá no período máximo de 10 dias contados a partir da visita.
A Eletrobras inclusive realizou um encontro nesta terça-feira (18) para promover a novidade e esclarecer aos potenciais beneficiados mais informações sobre como obter o desconto na tarifa de eletricidade. O evento foi realizado juntamente com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA).