IFPI (Oeiras) Desenvolve Sistema de Irrigação Com Energia Solar
Não resta dúvidas que a irrigação, se realizada por meio de um sistema bem elaborado / adaptado as condições locais da plantação e instalado adequadamente, leva o agricultor a melhorar sua produção agrícola e reduzir o desperdício de água.
Tendo isso em vista, alunos do Campus Oeiras do IFPI – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – estão desenvolvendo projeto para criação de um sistema de irrigação com base na energia solar.
A iniciativa foi tomada pelo professor de Física Francisco Petrônio em parceria com o docente Carlos Pedro, também do IFPI do município de Oeiras, de forma a estimular o trabalho interdisciplinar e ao mesmo tempo mostrar aos alunos a importância de se manter a consciência ambiental como foco neste tipo de projeto.
Petrônio destacou em nota no site do instituto que a maioria dos atuais sistemas de irrigação utilizados no Brasil atualmente colocam em risco o equilíbrio do meio ambiente, seja pelo uso excessivo de água ou de energia elétrica:
Não é mais aceitável que os sistemas agrícolas irrigados prejudiquem o meio ambiente descontroladamente. É importante que a alta produtividade seja alinhada à sustentabilidade.
Conforme a imagem fornecida pelo próprio IFPI e reproduzida acima, o sistema utiliza materiais simples, contando basicamente com as placas solares, tubos, conexões e uma espécie de cisterna que será usada como reservatório de água. Não foi especificado na matéria fonte deste artigo se há utilização de bomba juntamente com bateria para ser carregada.
Para o professor responsável pelo projeto os principais benefícios que ficarão para os estudantes, além da experiência e do manuseio, é o exemplo de como soluções adequadas e inteligentes podem melhorar a produtividade promovendo a sustentabilidade da forma ambientalmente correta.
Vale mencionar que o uso da energia solar no campo da irrigação está há tempo em discussão por aqui, mas ainda tem muito a crescer. Recomendamos a leitura deste artigo para interessados no assunto.