Parceria Entre Brasil e Europa Financiará Estudo Para Irrigação Inteligente
Por meio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, instituição vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Brasil firmou uma parceria com a Europa para financiar projeto que visa gerenciar o uso da água em pivôs centrais e irrigação localizada através de aplicativos.
Conforme informações oficiais, o recurso captado para financiar o programa é de 5,5 milhões de reais que serão usados para criação de um sistema de sensoriamento com controle realizado por dispositivos conectados a internet (conceito chamado de “internet das coisas”).
A princípio a intenção dos responsáveis europeus e da Embrapa é realizar testes com o sistema inteligente de irrigação com a nova tecnologia de gestão da água em culturas de soja e uva nas Regiões Sudeste e Nordeste, além de algumas localidades na própria Europa.
Para isso será desenvolvida e avaliada uma plataforma de irrigação que obedece a uma taxa variada (VRI), a qual irá comandar os pivôs centrais nas plantações de soja e a irrigação localizada para as viniculturas (cultura de uva). Todo o controle das variáveis referentes ao uso racional da água será feito por meio de aplicativos integrados ao sistema.
Além disso, a plataforma ainda oferecerá o recurso que permite um mapeamento completo da lavoura, disponibilizando informações a respeito do clima, umidade, solo, níveis e distribuição do fornecimento de água, entre outros, gerando um relatório que recomenda a quantidade de água a ser utilizada com base em todas essas informações.
De acordo com João de Mendonça Naime, que ocupa o cargo de chefe-geral da Embrapa Instrumentação, o fechamento do acordo foi fundamental pela necessidade e o momento que passamos por aqu:
Trata-se de um investimento altamente estratégico para o Brasil porque é urgente resolvermos a complexa equação de alta demanda por produção de alimentos em função da crescente escassez de água.
Fonte: Canal Rural