Açude do Boqueirão (PB) Deixa Volume Morto de Água Depois de Anos
Nesta segunda-feira (21 de agosto), o Açude Epitácio Pessoa, conhecido como Açude Boqueirão por ser localizado no município de mesmo nome no estado da Paraíba, atingiu nível de água o suficiente para deixar o volume morto.
Segundo informações do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), o manacial registrou hoje o volume de 33.864.642 m3 de água, que equivale a 8,2% da sua capacidade total (o volume morto consiste na reserva abaixo de 8%).
Com este resultado, a meta de tirar o açude do Boqueirão do volume morto foi superada em 5 dias, um vez que a previsão dos especialistas da Cagepa – Companhia de Água e Esgotos da Paraíba – era para que isso ocorresse somente no próximo sábado (26). Tal data marcaria também o fim do racionamento do uso da água do reservatório, que ocorre desde 2014 em sua principal consumidora, a cidade de Campina Grande, além de outros 18 municípios da região.
Vale mencionar que, em meados do mês de abril de 2017, o açude que recebe águas do Rio São Francisco chegou a contar com apenas 12 milhões de m3 de volume, menos de 3% de sua capacidade total. De lá para cá, com o aporte de água e também aumento no racionamento, o volume vem sendo recuperado gradativamente mês após mês.
Apesar de atingir a meta de deixar o volume morto antes do previsto, ainda não há confirmação de que o racionamento cerrará antecipadamente. Inclusive uma entrevista coletiva de imprensa foi marcada hoje pelo governador do estado na sede da Cagepa para tratar do assunto.
Além disso, também foi agendada uma mais uma reunião nesta terça-feira (22) para discussão da gestão de água da transposição do Rio São Francisco que abastece o açude do Boqueirão, bem como as medidas para o fim do racionamento e uso para irrigação, cuja finalidade deve ser suspensa por recomendação do Ministério Público da Paraíba.
Fonte: Jornal da Paraíba