Somente 15% da Área Cultivada Está Segurada no Brasil
Durante apresentação do XII Seminário Internacional de Gerência de Riscos e Seguros da ABGR – Associação Brasileira de Gerência de Riscos –, realizada na semana passada, um dado alarmante foi apresentado: apenas 15% da área cultivada no Brasil está segurada.
Para se ter uma ideia, em termos de comparação, nos Estados Unidos praticamente 90% da área com produção agrícola está segurada, oferecendo aos agricultores uma proteção contra fortes chuvas, vendavais, plantas espontâneas, insetos, fungos e quaisquer outros fatores que possam comprometer uma produção parcial ou completamente.
Durante o evento foi apresentada também a evolução da cobertura de seguros no Agronegócio, que apesar de ainda estar “engatinhando” por aqui, registrou aumento de 1,6 milhão para 10 milhões de hectares segurados, no período de dez anos, entre 2006 e 2016.
De acordo com um dos participantes do Seminário, o corretor Alfredo Pagano da companhia Allianz Seguros, vender seguros no agronegócio brasileiro não é tarefa fácil. Ele explicou que um dos principais motivos é o fato de, entre as 5 milhões de propriedades rurais do Brasil (dados do levantamento do IBGE do ano de 2006), a maioria delas se enquadra como pequena ou média, de forma que há resistência dos produtores em investir neste tipo de recurso.
Ele também esclareceu que, apesar disso, há uma tendência no crescimento do interesse na busca pelas apólices de produtividade, que representaram 80% das vendas da Allianz no ano passado. Em 2015, em contrapartida, a maioria dos seguros fechados eram do tipo seguro-custeio, aquele o qual o agricultor usa para financiar a sua atividade.
Outro participante do evento, Wady Cury, o diretor geral de Habitacional e Rural do Banco do Brasil, afirmou que o seguro agrícola possui “um caráter social já que permite a estabilidade econômica do produtor rural” e que sua principal função deve ser “garantir a perenidade da produção”.
Quem quiser mais informações sobre o Seminário da AGBR pode acessar o site da associação no endereço eletrônico: abgr.com.br.