Valor da Soja Sobe Juntamente Com Aumento da Demanda e Liquidez
Depois de fortes quedas durante todo o mês de agosto o valor da soja retomou o crescimento neste início de setembro, impulsionado especialmente pelo aumento da demanda gerada pelo mercado internacional e também pela maior liquidez por aqui.
De acordo com um dos indicadores que precifica a soja por saca de 60 Kg, o >ESALQ/BM&FBovespa Paranaguá, no período entre 1º e 8 de setembro o valor do grão teve elevação de 1,25%, chegando a R$ 70,31 por saca. O CEPEA/ESALQ Paraná, outro importante indicador, registrou neste mesmo intervalo de tempo uma elevação de 0,7%, atingindo R$ 64,76 por saca ao final da sexta-feira (08).
Um dos principais fatores que ajudaram no crescimento da liquidez no mercado doméstico foi o fato dos produtores se abrirem mais para negociações nos últimos dias, motivados principalmente pela meta de fazer caixa para pagamento das dívidas de custeio de milho da segunda safra ou ainda mesmo de insumos da safra de verão 2017/2018.
As informações desta matéria tiveram como base os dados coletados e divulgados pelo CEPEA – Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada do Departamento de Economia, Administração e Sociologia ESALQ, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (USP).
Interessados em acompanhar e saber mais detalhes sobre a metodologia de cálculo do valor da saca de soja, acompanhar o gráfico de preços, série de cotações por datas e mais valores (incluindo variações de percentuais e em números absolutos em reais e dólares), basta acessar esta página do site oficial da CEPEA.
Pingback: Conab Faz Censo de Armazéns de Produtos Agrícolas em Todo o Brasil
Pingback: Agronegócio do MT Atinge Produção Recorde em 2017