Conab Faz Censo de Armazéns de Produtos Agrícolas em Todo o Brasil
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), iniciou na semana passada, um censo para contabilizar os armazéns para estocagem de produtos agrícolas em todo o Brasil. Os trabalhos começaram em 120 municípios dos estados do Paraná (PR) e Mato Grosso (MT), que são as unidades federativas com maiores quantidades.
A meta estabelecida pela Companhia é para que os técnicos finalizem a contagem nos dois estados até o final da primeira metade de outubro. Conforme explicado em nota pela própria Conab, esse procedimento do Censo de armazéns é normal e realizado com frequência, tanto para cadastrar novas unidades como para atualizar informações daquelas já inseridas no sistema.
Conforme dados atuais do último cadastramento feito, no MT por exemplo, maior produtor do Brasil dos grãos milho e soja, há atualmente 418 armazéns registrados, distribuídos em 26 cidades por todo o estado e com capacidade para estocar 5,3 milhões de toneladas. Ainda no MT, neste novo censo devem ser atendidos mais 33 pedidos de inclusão de armazéns de outros 15 municípios, somando 41 cidades que serão mapeadas pela estatal.
Já no estado do PR a Conab dividiu o processo do recenseamento em etapas distintas, que levam em consideração a quantia de silos e outros tipos de armazéns em cada cidade. Neste momento da fase inicial, que já está acontecendo, estão sendo recenseados 79 municípios da mesorregião norte-central.
De acordo com levantamento da Companhia Nacional, houve um crescimento de na produção agrícola de grãos no MT de 26% entre as safras 2013/2014 e 2016/2017, sendo que o noroeste do estado consiste numa nova fronteira agrícola. Já a unidade federativa do PR ocupa a posição de segundo maior armazenador brasileiro, com 19% do total da capacidade estática nacional.
Após o encerramento da operação deste censo, todas as informações serão publicadas no Cadastro Nacional de Unidades Armazenadoras de Produtos Agrícolas e disponibilizadas para consulta no portal da Conab na internet (conab.gov.br).