Codevaf Ampliará Área de Atuação Para a Bacia do Rio Vaza-Barris
A Codevasf – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – irá ampliar sua área de atuação para a região do Vale do Rio Vaza-Barris, que ocupa porções dos estados da Bahia e de Sergipe.
A medida foi oficializada por meio de sanção da Lei 13.481/2017, no início desta semana, pelo Presidente Michel Temer. A publicação oficial ocorreu no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (18).
Criada inicialmente para levar o desenvolvimento para as comunidades do vale do rio São Francisco, a Codevasf teve nos últimos anos sua área de atuação estendida também para os vales dos rios Parnaíba, Itapecuru e Mearim, investindo nos estados nordestinos de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Piauí, Maranhão, Ceará e o Distrito Federal.
Conforme informações do Portal de Notícias do Senado, a finalidade deste aumento de responsabilidade da companhia é proporcionar o “desenvolvimento integrado de áreas prioritárias” e também favorecer a “implantação de distritos agroindustriais e agropecuários”.
A função da Codevasf é fomentar projetos de infraestrutura nas regiões em que atua, especialmente ligados a sistematização da irrigação e uso inteligente / racional dos recursos hídricos disponíveis, respeitando as características ambientais de cada uma dessas localidades.
Especialmente em relação ao Vale do Rio Vaza-Barris, a chegada da estatal a esta área deve trazer benefícios especialmente aos pequenos agricultores, criando oportunidades de emprego e melhores condições de captação e uso da água nesses novos destinos, conforme afirmou Lídice da Mata, senadora e uma das idealizadoras do projeto de Lei recém aprovado:
Acreditamos que as atividades da empresa nesse espaço dos territórios baiano e sergipano possibilitarão a introdução de novas tecnologias e culturas, levando a um melhor aproveitamento dos recursos naturais desta bacia hidrográfica.
O Vaza-Barris tem extensão total de 450 Km e sua bacia hidrográfica conta com 17 mil Km², sendo que a maior parte localiza-se em solo baiano.
Fonte: senado.leg.br