Idepi Investe em Obras de Irrigação e Abastecimento no Estado do Piauí
O Idepi – Instituto de Desenvolvimento do Piauí – está investindo em obras de abastecimento e irrigação por todo o estado para combater a seca. A principal delas é a retomada da construção da barragem de Atalaia, localizada nos municípios de Corrente e Sebastião Barros.
De acordo com informações da assessoria de comunicação social do governo piauiense, os recursos captados pelo Tesouro Estadual e pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) chegam a casa dos 67 milhões de reais e devem beneficiar diretamente 30 mil habitantes das cidades envolvidas.
A obra da barragem já tem quase 80% de execução e deve ser finalizada / entregue no ano que vem. A capacidade de armazenamento de água será de 215 milhões de metros cúbicos que devem beneficiar a população com abastecimento e os agricultores com irrigação, conforme esclareceu Geraldo Magela, diretor-geral do Instituto:
(…) a barragem será fundamental para perenizar os rios, atendendo o consumo humano e animal; facilitando projetos de irrigação e piscicultura nos municípios de Corrente, Sebastião Barros, Cristalândia e Parnaguá.
Ao norte do estado o Idepi trabalha forte na obra da Adutora do Litoral. Mais recente, esta construção teve início em junho de 2017 e tem cerca de 22% de execução, com previsão de entrega para junho de 2018. Com um investimento de R$ 53,9 milhões e quase 70 Km de extensão, a adutora levará água tratada para as cidades de Coqueiro, Maramar, Macapá, Sobradinho, Camurupim, Cajueiro da Praia, Barrinha, e outro ramal para Ilha Grande de Santa Isabel e Pedra do Sal. Neste caso os recursos foram fornecidos pelo Proinveste e Tesouro Estadual.
Esta obra foi dividida em duas etapas, sendo que a primeira envolve o trecho do centro integrado de tratamento (CTI) Pindorama/ Coqueiro/ Barramares/ Arrombado/ Sobradinho/ Macapá/ Maramar/ Camurupim. Já a segunda fase compreenderá Pindorama/ Ilha Grande/ Pedra do Sal/ Cajueiro da Praia/ Barra Grande.
Fonte: pi.gov.br