De Olho na Monsanto, Bayer Vende Unidade de Agronegócio Para Basf
No último dia 13 de outubro a Basf, companhia química alemã global e líder mundial no setor, assinou um acordo para compra de parte importante da operação de agronegócios da Bayer, outra grande empresa farmacêutica e química alemã.
De acordo com informações do presidente do conselho administrativo da própria Bayern, Werner Baumann, a venda para a Basf faz parte de uma estratégia para concluir a aquisição da Monsanto – gigante multinacional americana de biotecnologia e agricultura – junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade):
Estamos adotando uma abordagem ativa para lidar com potenciais preocupações regulatórias com o objetivo de facilitar o fechamento bem sucedido da operação com a Monsanto.
Se aprovada, uma vez que também está sob regulação do Cade, a venda da divisão da Crop Science da Bayern para a Basf será no valor 5,9 bilhões de euros, o equivalente a um montante que supera a casa de 22 bilhões de reais.
Para a adquirente (Basf), o contrato prevê a inclusão dos seguintes negócios: mundia de glufosinato de amônio; um tecnologia específica para tolerância de herbicidas; sementes de culturas de campo e estruturas de pesquisa e desenvolvimento; bem como o controle global de sementes de algodão e das divisões europeia / americana de sementes de canola e soja.
Já para a Bayer existe a garantia de que todos os cargos de funcionários dos Estados Unidos, Alemanha, Bélgica, Canadá e Brasil serão mantidos em condições semelhantes as atuais (como funcionários da Basf) pelo período mínimo de três anos após a data oficial de fechamento do acordo de aquisição. Vale mencionar que a transação Bayer – Basf também está sujeita a aprovação regulatória, em quanto a expectativa é que a operação Monsanto – Bayer seja concluída em janeiro de 2018.
Dados oficiais revelaram que, do faturamento anual aproximado de 10 bilhões reais da Bayer do Brasil, 70% é oriundo da Crop Science, divisão envolvida na operação.
Fonte: Valor Econômico