Agência Suspende Água Para Irrigação em Brazlândia (DF)
A Adasa – Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (DF) – suspendeu a captação de água para irrigação no córrego Barrocão, na cidade de Brazlândia, que fica aproximadamente a 45 Km de Brasília, por conta da profunda crise hídrica da região.
Conforme esclarecido pela Agência Reguladora, a prioridade será dada exclusivamente ao abastecimento da população local, sendo que os pequenos agricultores já foram notificados da cessão da captação de água para uso na produção agrícola no último domingo (22).
Após o anúncio, uma equipe de fiscalização da Adasa já iniciou os trabalhos por meio de visitas nas propriedades dos produtores a partir desta segunda-feira (23), para verificar se estão de fato cumprindo a determinação do órgão. As visitas irão se estender por toda a semana, sendo que não foi informado se haverá multa aos agricultores que não cumprirem a definição e nem qual será essa penalidade, em caso afirmativo.
Vale mencionar que, antes da anunciar a medida, ainda na semana passada, outra importante decisão já havia sido tomada no sentido de proporcionar o racionamento de água na região: a suspensão temporária da captação superficial em dias pares nos córregos Chapadinha, Olaria, Capão Comprido, Rodeador e Ribeirão das Pedras, todos afluentes do Rio Descoberto.
Além disso, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) também tinha comunicado que faria um rodízio em caráter emergencial no abastecimento de água humano em Brazlândia por conta da impossibilidade de captação de água do Barrocão.
De acordo com a assessoria de comunicação social da Adasa e nota publicada pela Caesb, a expectativa é que com a providência da suspensão da captação de água para irrigação o córrego recupere em alguns dias um nível mínimo, possibilitando o retorno do fornecimento “em breve”.
As informações são de matéria postada no site Correio Braziliense. Clique aqui para ler a notícia na íntegra.