Agricultura Familiar Produz 70% dos Alimentos Consumidos no País
De acordo com dados oficiais da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), 70% dos alimentos consumidos no Brasil são produzidos pela agricultura familiar, ou seja, pelos pequenos produtores.
A indústria ligada ao agronegócio, que em tese seria a responsável pela maioria da produção consumida aqui no país e que recebe boa parte dos incentivos e investimentos do governo, foca grande quantia de suas mercadorias – caso da soja, milho, laranja e cana-de-açúcar – para a exportação.
Grande porção dessa produção vem da organização do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), que atua em 17 estados brasileiros. De acordo com Raul Krauser, um dos militantes do MPA que reside na cidade de São Gabriel da Palha (ES), o movimento se baseia no conceito da Soberania Alimentar:
Para nós a estratégia do abastecimento é fazer chegar à mesa do povão alimento de qualidade e saudável a um preço viável. O preço que é vendido o alimento do agronegócio é muito baixo porque ele é fortemente subsidiado pelo Estado e sociedade de maneira geral. Quando a gente trabalha a produção alternativa, essa realidade se altera um pouco, mas a gente consegue trabalhar eliminando um conjunto de atravessadores e a rede varejista, indo direto do agricultor ao consumidor.
A definição de Soberania Alimentar refere-se ao direito dos povos de decidir sobre as políticas agrícolas e alimentares. Na prática, isso se traduz em decidir o que cultivar, o que e como comercializar, o que destinar ao mercado interno e ao mercado externo, além de controlar os recursos naturais básicos.
As informações desta matéria foram retiradas da reportagem fonte publicada no portal brasildefato.com.br. Veja o texto na íntegra aqui.