Agronegócio do MT Atinge Produção Recorde em 2017
Conforme informações levantadas pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA), o Agronegócio do Mato Grosso (MT) atingiu produção recorde neste ano de 2017, gerando VBP – Valor Bruto da Produção Agropecuária – total de 63,47 bilhões de reais neste ano, maior desde a série histórica desde 2010.
O resultado do estudo, divulgado nesta segunda-feira (09), mostram que a agricultura e floresta são responsáveis por 77,5% deste valor, enquanto os 22,5% restantes provêm da pecuária. O carro chefe para este ótimo desempenho até o momento foi a ótima safra de soja, milho e algodão, juntamente com a elevação no abate de bovinos nos últimos meses.
Se comparadas ao mesmo período do ano de 2016, as exportações do MT neste ano subiram 34%, sendo o agronegócio disparado o maior setor responsável por este dado. Esse desempenho trouxe inclusive reflexo no estoque de empregos formais na unidade federativa, que registrou uma leve alta de 0,2%.
Já na agropecuária quem puxou o resultado para cima foi a bovinocultura de corte, que apresentou recuperação nos seus valores e também no volume de abate, elevando seu VBP em 11,5% em relação a 2016. O maior crescimento neste ramo se deu principalmente na quarta e última estimativa apontada pelo IMEA, na qual o crescimento anotado foi de 7,9%.
Com o bom desempenho tanto na agricultura quanto na pecuária, o avanço do agronegócio do MT até este momento de 2017 em comparação com igual período do ano passado é de 12,9%, mostrando um caminho de otimismo para a economia total do estado, uma vez que é fortemente influenciada pela agropecuária.
Vale mencionar, no entanto, que apesar de estar em pleno crescimento, o sinal de alerta no agronegócio mato-grossense foi ligado para um fator: a lucratividade. De acordo com a conclusão da pesquisa, este indicador de eficiência operacional caiu 80,7% em média no comparativo com o ano anterior, o que em outras palavras significa que a margem de lucro dos produtores continua apertada.
Fonte: Agro Olhar