Automação dos Sistemas de Irrigação – Válvulas e Controladores Elétricos
A crescente preocupação com a redução de custos com mão de obra e principalmente com o manejo operacional da lavoura tornam a automação de sistemas de irrigação um item necessário e indispensável na agricultura. A automação permite o manejo da irrigação de pequenas e grandes áreas em qualquer horário do dia, em especial no período noturno, sem a necessidade de manter um funcionário para realizar a atividade.
O funcionamento é simples, basta realizar a programação das irrigações informando ao controlador as características de turno de irrigação, caracterizados dos dias e horários de trabalho. Uma simples automação supre a demanda de exploração de forma racional e rentável, permitindo uma otimização de recursos de produção e custos. Confira algumas de suas principais vantagens:
- Redução de mão de obra;
- Redução de custos operacionais;
- Maior eficiência na aplicação de água;
- Irrigações noturnas sem mão de obra;
- Redução de potências de bombeamentos;
- Maior precisão no turno de irrigação.
Os principais elementos de um sistema de automação são válvulas de controle elétrico ou hidráulico e os controladores eletrônicos. Vejamos mais detalhes de cada um deles.
Válvulas de Controle Elétrico e Hidráulico
As válvulas de controle elétrico possuem seu comando de abertura e fechamento controlado por uma válvula solenoide, ativada por corrente ou pulso elétricos. Já as válvulas de controle hidráulico têm o controle de abertura e fechamento realizados por um comando de pressão através de tubos de comando em uma central de controle. Clique aqui para conferir as válvulas solenoides disponíveis na loja do Agroclique com melhor preço.
Controladores
O controlador eletrônico de um sistema de irrigação é responsável por armazenar e processar as informações inseridas nele, fazendo com que o equipamento trabalhe de forma ordenada e com eficácia.
Em geral os controladores possuem programas independentes, que levam em consideração os dias da semana, os horários de partida de irrigação, o tempo de irrigação em minutos e horas, programação individual semi-automática ou manual e ainda permitem acoplamento de sensores diversos como controle de umidade do solo e sensores de chuva. São conhecidos com “gerentes” da irrigação, enviando corrente elétrica ou pulsos elétricos para as válvulas elétricas ou para a central de controle das válvulas hidráulicas. Confira ótimas promoções de controladores.