Brasil começa parceria estratégica na agricultura com governo francês
Neste último domingo, dia 04 de junho, Brasil e França selaram acordo criando um Comitê Especial Agrícola Permanente entre os dois países, que terá o intuito de tratar de cooperação, tecnologia, sustentabilidade, sanidade e intensificação de comércio, facilitando o comércio bilateral no setor do agronegócio, contribuindo para a conclusão do acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul.
No encontro, estiveram presentes o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eumar Novacki, e o diretor-geral de Desempenho Econômico e Ambiental de Empresas (DGPE), Hervê Duran, além de integrantes do Ministério da Agricultura da França. Os franceses demonstraram boas expectativa quanto aos avanços do Acordo de Paris para o Clima.
De acordo com o secretário Novacki, a iniciativa do Ministério da Agricultura de tratar pessoalmente do episódio da Carne Fraca foi muito bem recebida pelas autoridades francesas, pois foram repassados detalhes importantes das medidas de segurança adotadas para com os importadores dos produtos brasileiros do setor. Além disso, foi discutido também diversos assuntos de interesses em projetos agrícolas entre os dois países.
O secretário brasileiro também falou sobre o empenho e os resultados na área de sustentabilidade perseguidos na produção do Brasil. Novacki garantiu haver confiança no apoio da França para que os esforços de preservação ambiental e de manutenção da qualidade e da segurança sanitária dos produtos brasileiros sejam reconhecidos pelos europeus.
Na oportunidade, o secretário falou sobre a expectativa do avanço dos produtos do agronegócio brasileiro no mercado internacional:
No momento em que o agronegócio brasileiro apresenta seu melhor resultado, o Ministério da Agricultura segue firme no propósito de alcançar 10% de participação no mercado agrícola internacional, o que representaria quase R$ 100 bilhões a mais na economia, gerando novos empregos e renda.
Também estiveram presentes no encontro o embaixador brasileiro na França, Paulo Cesar Oliveira, e de Alexandre Pontes, substituto de Relações Internacionais do Mapa.
Fonte: Comex do Brasil