Brasileiros Podem Participar de Feiras Internacionais do Agronegócio
Membros e representantes da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI), vinculada ao Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento (MAPA) confirmaram que vão providenciar a coordenação para participação de agricultores e expositores brasileiros em importantes feiras internacionais ligadas ao Agronegócio.
Conforme informações da própria SRI serão três eventos no último trimestre de 2017, sendo dois na Europa (Fruit Attraction, na Espanha e Food Ingredients Europe, na Alemanha) e SIAL Oriente Médio, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos.
O primeiro deles ocorrerá na capital espanhola Madrid, de 18 a 20 de outubro, tendo como foco principal o mercado de frutas e vegetais. Já a feira alemã será em Frankfurt, de 28 a 30 de novembro, sendo considerada a principal relacionada a intermediários para a indústria de alimentos. Já a última delas, nos Emirados Árabes, será entre 12 e 14 de dezembro e contará com expositores do Agronegócio em geral.
Das três feiras, a única que já teve inscrições encerradas foi a espanhola Fruit Attraction, cujo cadastro para expositores do chamado Pavilhão Brasil foram encerradas no último dia 30 de julho. As outras duas organizações, no entanto, ainda terão seu prazo de inscrição aberto para participação.
Agricultores, produtores e empresas de qualquer ramo ligado ao Agronegócio (irrigação, estufas, maquinário etc.) interessados em participar devem buscar mais informações junto ao Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio (DPI/SRI) do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
É responsabilidade da referida secretaria e do departamento, além do MRE e MAPA, prodivenciar todas as condições para que nossos produtores e companhias possam fazer parte deste tipo de evento. Isso inclui incentivos como custear a contratação do espaço nas feiras, montagem dos estandes, contratação de recepcionistas bilíngues e confecção do catálogo do pavilhão nacional.
Por outro lado, os expositores terão a responsabilidade de bancar apenas gastos próprios, como passagem áerea, hospedagem, alimentação, frete do envio das amostras e despesas pessoais em geral.
Este tipo de evento é fundamental para movimentar o Agronegócio brasileiro e oferecer ótimas oportunidades aos expositores, pois permite a abertura de novos mercados e a negociação de importantes acordos comerciais.
Fonte: sfagro