CNA Fará Seminário Sobre Política Nacional de Irrigação
Nesta quinta-feira (24), a CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – fará um encontro em Brasília (DF) para debater a Política Nacional de Irrigação e possíveis alterações em sua administração. Trata-se do Seminário entitulado Irrigação no Brasil: Uma Nova Gestão.
Juntamente com a Câmara Setorial de Sustentabilidade e Irrigação, a CNA deve tirar o foco da política de irrigação que atualmente é direcionado para as obras conduzidas pelo Ministério da Integração Nacional e priorizar a agricultura, especialmente a produção agropecuária, deixando o plano sob o controle maior do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
De acordo com esclarecimentos de um dos assessores técnicos da CNA, Gustavo Goretti, para atingir a meta estabelecida é de fundamental importância promover a expansão da área total irrigada e contar com o apoio dos órgãos competentes nesse sentido:
Sem um ordenamento e direcionamento estratégico por parte do governo federal, corre-se o risco de se ter um crescimento da área irrigada abaixo do nosso potencial.
Ele ainda esclareceu que essa ampliação da área com sistemas de irrigação instalados é algo que carece de muita mão de obra em termos quantitativos, o que deve inclusive dar origem a muitos postos de trabalho, especialmente em regiões com atividade econômica reduzida.
O evento será realizado em três etapas distintas que nortearão as discussões sobre as diretivas da nova Política Nacional de Irrigação:
- Agricultura irrigada – a ótica do setor produtivo;
- Integração das políticas públicas do setor água;
- Agricultura irrigada – como o Legislativo pode contribuir?
O seminário acontecerá durante o período da manhã, a partir das 9h30min e com encerramento previsto para às 12h30min, na sede da CNA na capital brasileira, no endereço SGAN 601 – Módulo K – Ed. Antônio Ernesto de Salvo – Asa Norte.
As informações foram retiradas de matéria publicada no portal de notícias online cenáriomt.com.br. Clique aqui para vê-la na íntegra.