Cogerh Prepara Adutora de Abastecimento e Irrigação no CE
A Cogerh – Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – do Governo do Estado do Ceará (CE) está em fase de conclusão da obra da adutora que levará água do Açude Orós para o município de Icó e mais 11 distritos da unidade federativa: Guassussê, Pedregulho, Aroeira, São Romão, Água Fria, Estreito, Cascudo, Cabeça de Nêgo, Igarói, Pai Antônio e Lima Campos.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), após finalizada a construção a adutora deve garantir o abastecimento de aproximadamente 55 mil pessoas dos locais mencionados, além de fornecer água para irrigação em plantações de pequenos agricultores do Perímetro Icó-Lima Campos, para com lotes de até quatro hectares.
Ainda conforme divulgado pela SRH, o projeto que inicialmente teria custo de 1,5 milhão de reais deve ser entregue por apenas cerca de R$ 300 mil. Essa grande redução no valor final se deve especialmente ao corte de custos através do uso de matéria-prima reutilizada e mão-de-obra barata, conforme declarou João Lúcio Farias, presidente da Cogerh:
Além de ser fruto da negociação travada durante a reunião que decidiu como as águas que nos restam seriam utilizadas, está sendo realizada a custos mínimos, já que estamos empregando materiais reaproveitados e mão de obra da casa.
Dados Técnicos da Obra
A tubulação utilizada possui 400mm de diâmetro é remanescente da obra de outra adutora, a de Crateús (também no Ceará), além de bombas e flutuante já pertencentes ao estoque da Cogerh. Como é possível notar na imagem, são três tubos de igual diâmetro dispostos em paralelo e com capacidade para aduzir um fluxo de 800 litros de água por segundo.
Com relação ao bombeamento, o sistema conta com duas bombas que têm capacidade de sugar um fluxo que gira em torno de 400 litros por segundo cada uma. Toda a instalação elétrica das bombas também será entregue ao término da obra.
Confira a reportagem completa no Portal do Governo do Estado do Ceará na internet.