Drones São Usados na Agricultura Para Otimizar a Produção
Provavelmente você já ouviu algo sobre os Drones ou Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), como são nomeados aqui no Brasil. O que talvez não saiba é que, nos últimos anos, esses “brinquedinhos” passaram também a assumir papéis importantes no setor agrícola (agricultura e pecuária), exercendo inúmeras funções.
Análise da lavoura e do desenvolvimento da safra, monitoramento da plantação e do sistema de irrigação e / ou do rebanho, telemetria (medir propriedades usando as imagens de alta qualidade), pulverização (aplicação de defensivos), detecção de pragas e ervas daninhas, vigilância da propriedade e mapeamento de solos são apenas algumas das tarefas que os Drones podem executar neste ramo.
A grande vantagem do destes aparelhos é que oferece maior segurança, economia e rendimento para os produtores. No primeiro caso, por não haver a necessidade de um piloto, uma vez que os VANTs são controlados remotamente por sistemas eletrônicos e computacionais operados por um profissional capacitado para tal finalidade.
Já a redução de gastos está relacionada ao modo operacional de uso dos Drones, que tem custo muito inferior comparado aos meios mais comuns como o uso de imagens de satélites e as aeronaves tripuladas, especialmente em grandes áreas de plantio.
O maior rendimento, por sua vez, decorre da maioria das funções oferecidas por este recurso. Com câmeras instaladas que geram imagens e vídeos de alta qualidade, os Drones realizam rapidamente o diagnóstico de toda área desejada. Algumas câmeras inclusive trazem espectro infravermelho acompanhadas de softwares desenvolvidos para o processamento das imagens, tornando ainda melhor a leitura e análise para os agricultores.
Ainda em processo de desenvolvimento e de instalação em nosso país, a tecnologia dos Drones, especialmente relacionada ao agronegócio, vem crescendo por aqui, juntamente com a oferta do produto. Hoje é possível encontrar opções, principalmente em lojas escpecializadas pela internet, que variam de preços de menos de R$ 1.000 podendo custar mais de R$ 35 mil, dependendo do modelo e da atividade.
Fonte: blog.droneng.com.br