Embrapa Lançou Irrigador por Gotejamento Via Energia Solar
A Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – lançou no mercado nacional um irrigador por gotejamento alimentado via energia solar.
Desenvolvido por um grupo e liderado por um de seus pesquisadores, o método de irrigação trazido pelo equipamento é o de gotejamento, sendo indicado para áreas de jardim ou cultivos e produção agrícola de pequena escala.
Sua fabricação é realizada por uma empresa de São Carlos, no interior do estado de São Paulo, no entanto o irrigador pode ser montado pelo próprio produtor / usuário aproveitando materiais reciclados, como recipientes de vidro, metal e plástico.
Funcionamento, Estrutura e Montagem do Irrigador
Conforme explicações dos próprios pesquisadores que trabalharam no projeto, a ideia surgiu com base no princípio de usar o aquecimento solar como alimentação de sistema para dar o início as regas:
Esse dispositivo teria uma garrafa PET cuja metade de seu volume conteria água, uma bexiga preta dentro desta garrafa e um tubo plástico fixado à tampa e mergulhado na água. A bexiga receberia um volume de ar suficiente para ficar solta dentro da garrafa e boiando sobre a água. O Sol, ao iluminar a garrafa e a bexiga que se aqueceriam, aumentaria o volume, forçando a água a sair pelo tubo plástico e a jorrar para o meio exterior. Assim, tudo começou. Depois, simultaneamente, vieram os aperfeiçoamentos até atingir o estágio atual e a busca para entender todo o processo físico.
Quanto a estrutura, o irrigador solar é composto basicamente por 15 peças ou partes, descritas uma a uma a seguir e com numeração correspondentes a das imagens, para facilitar o entendimento e compreensão de cada uma delas:
- recipiente primário;
- funil de acoplamento ao recipiente (01);
- acoplador dos recipientes (01) e (04);
- recipiente secundário;
- duto de sucção;
- válvula;
- pressurizador ou bomba solar;
- tubo de escape do ar quente;
- acoplador dos recipientes (08) e (11);
- recipiente de saída;
- duto gotejador ou sifão duplo; ]
- válvula de saída do sifão (11); ]
- boia;
- garrafa coletora (distribuidor);
- duto de saída (A e B).
Já com relação a instalação, o Manual de Instruções de Montagem e de Funcionamento, disponível através deste arquivo em PDF, traz todo o passo a passo com todos os detalhes de como fazer preparação dos acopladores caseiros e do sistema feito com garrafas PET e de vidro.
É importante mencionar que o nível de água no recipiente deve sempre ser monitorado para que não diminua significativamente, o que pode decorrer no não funcionamento do sistema. Inclusive a recomendação para reservatórios maiores, como toneis, tanques ou bombonas, é para que seja instalada uma boia interna que se conecta a uma fonte de água encanada.
Interessados em adquirir o irrigador solar podem entrar diretamente em contato com o fabricante por meio do telefone de contato (16) 3419-6323. Quem quiser montar seu próprio equipamento com materiais reciclados deve seguir as orientações do manual e, em caso de dúvidas, poderá entrar ligar para o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da Embrapa, no número (61) 3448-4433.