Estados Unidos Suspende Importação de Carne Bovina Fresca do Brasil
Na tarde da última quinta-feira, 22 de junho de 2017, Sonny Perdue, secretário de Agricultura dos Estados Unidos, anunciou a suspensão de todas as importações de carne bovina fresca do Brasil. Tal medida visa, segundo o comunicado dado pelo próprio secretário norte americano, a segurança dos produtos destinados ao mercado dos EUA.
É importante destacar que a maior parte das exportações de carne brasileira são industrializadas, pois representam 69,44% (US$ 46,17 bilhões) do total exportado do produto nos cinco primeiros meses deste ano.
Ainda de acordo com Perdue, a suspensão dos embarques das carnes frescas brasileiras permanecerá em vigor até que o Ministério da Agricultura brasileiro adote medidas corretivas que o Departamento de Agricultura americano considere eficazes, conforme sua declaração:
Garantir a segurança do fornecimento de alimentos da nossa nação é uma das nossas missões críticas, e é uma tarefa que empreendemos com muita seriedade. Embora o comércio internacional seja uma parte importante do que fazemos no Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês), e o Brasil há muito tempo é um dos nossos parceiros, minha prioridade é proteger os consumidores americanos. Isso foi o que fizemos, interrompendo a importação de carne fresca brasileira.
Vale ressaltar que a medida foi tomada após o Serviço de Inspeção e Segurança de Alimentos dos EUA, que fiscaliza todos os produtos de carne que chegam do exterior, recusou, desde março, a entrada de 11% dos produtos brasileiros de carne fresca. De acordo com a nota emitida pelo governo dos EUA, “Esse valor é substancialmente superior à taxa de rejeição de um por cento das remessas do resto do mundo”. Para se ter uma ideia, foram, ao todo, 106 lotes de carnes bovinas recusados, pois apresentavam problemas de saúde pública, condições sanitárias e problemas de saúde animal.
Na última quarta-feira (21), após autoridades sanitárias americanas identificarem irregularidades provocadas pela reação à vacina contra a febre aftosa, foram suspensas as exportações de cinco frigoríficos brasileiros para os EUA.
As informações foram baseadas em matéria publicada na EBC.
Pingback: 7 Meses Após Carne Fraca, Países Ainda Bloqueiam Importação Nacional
Pingback: Rússia Restringirá Importação de Carne Suína e Bovina do Brasil