Governo Anuncia Plano Para Recuperar Imagem do Agronegócio Nacional
Nesta semana o Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), anunciou o lançamento do Plano “O Melhor do Agro Brasileiro“, oficializado através de Portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 8 de setembro.
A finalidade do projeto é promover os produtos do setor especialmente para o mercado externo. Para isso deve dar ênfase na qualidade e também sustentabilidade da produção agropecuária brasileira, de forma a abrir possibilidades para novos negócios e parcerias.
A medida é uma resposta do Governo ao episódio conhecido como “Carne Fraca“, no qual a Polícia Federal realizou operação que investigou e deflagrou cerca de 30 empresas do ramo de alimentos que pagavam propinas a profissionais responsáveis pela fiscalização dos seus produtos, fazendo “vista grossa” a uma série de irregularidades que permitiam a aprovação de mercadorias de péssima qualidade (leia a notícia completa aqui).
Com o vazamento do caso para imprensa nacional e principalmente internacional, em meados do mês de maio deste ano, vários países cortarem importações de produtos brasileiros. O caso mais marcante foi a suspensão de todas as importações de carne bovina fresca do Brasil anunciada pelo secretário de Agricultura dos Estados Unidos em junho (saiba mais), lembrando que os EUA é um dos maiores importadores da carne nacional.
Vale mencionar que membros do MAPA já vêm tomando outras providências para reverter o cenário ruim estabelecido após o escândalo, como alterações/revisões nos processos de fiscalização e controle de qualidade dos produtos, além de reuniões e encontros com autoridades de importantes importadores dos produtos agropecuários.
Conforme definido pela Portaria, o plano contará com ações que gerem impacto diretamente na consolidação da imagem do nosso agronegócio, o que inclui a organização de dados e informações disponíveis, divulgação da qualidade e estratégias integradas de comunicação nas relações internacionais.
As informações são de matéria publicada no site O Globo.