Governo do ES Proíbe Irrigação nas Lavouras de Café Durante o Dia
O Governo do Estado do Espírito Santo publicou resolução proibindo os produtores rurais de utilizarem a irrigação durante o dia nas lavouras de café em algumas regiões específicas. Conforme determinação da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), o horário em que o uso da água para este fim será proibido ocorrerá durante todo o tempo de exposição solar:
(…) a captação de água para fins que não sejam o abastecimento humano está proibida em todo o Estado durante o dia, das 5 às 18 horas.
A justificativa para a medida, como já se pode imaginar, é o estado de alerta no qual a unidade federativa entrou após a escassez de chuvas, levando a tomada da decisão que restringe a captação de água para irrigação em detrimento do uso exclusivo, no horário indicado, para o abastecimento humano.
Atualmente cerca de 80% das lavouras de café do Espírito Santo utilizam algum tipo de sistema de irrigação. A limitação imposta pelo governo de irrigar somente no período noturno deve resultar em reflexos negativos na safra 2018/2019, uma vez que a plantação que começará a produzir a partir do ano que vem está em fase de floração, justamente a que carece de mais água.
Vale lembrar que em 2016 o governo do ES também aprovou determinação oficial para proibição da irrigação no estado após período de forte seca. Na oportunidade a restrição foi por período integral, impactando fortemente a produção do café conilon de todo o país, uma vez que o estado representa 70% da produção brasileira e 20% da mundial deste tipo de café.
O presidente da Agerh, Leonardo Deptulski, afirmou que a princípio a restrição é válida para as regiões nas quais a crise hídrica é mais intensa:
Na Região Metropolitana da Grande Vitória ainda não há risco de racionamento. Tem chovido bastante e os Rios Jucu e Santa Maria da Vitória, que abastecem a região, ainda mantém vazões suficientes. Mas em várias regiões a situação é bem diferente, portanto, estamos restabelecendo o Cenário de Alerta.
A medida entrou em vigor por tempo indeterminado.
Fonte: Isto É