Grupo de Empresários Sauditas Visa Agronegócio Brasileiro
A Arábia Saudita é um dos grandes parceiros do agronegócio brasileiro. Para se ter uma ideia, no ano de 2016, exportamos para o país do continente asiático quase 2,5 bilhões de dólares e importamos 1,3 bilhão. A boa notícia é que essa parceria pode aumentar.
De acordo com uma matéria publicada no dia 17 de maio de 2017, no site Cana Rural, um grupo de empresário sauditas, num encontro com Blairo Maggi, ministro da agricultura, demonstrou bastante interesse em realizar investimentos no agronegócio brasileiro. Tal encontro, que ocorreu na última quarta-feira na sede da Câmara de Comércio de Riad, na Arábia Saudita, contou com a presença de diversas empresas brasileiras do setor, representantes do governo brasileiro (liderados evidentemente pelo ministro Maggi) e vários executivos sauditas.
Além de seminários e apresentações, o grupo de empresários sauditas também participou de diversas negociações, tendo assim a possibilidade de conhecer mais a fundo os detalhes da legislação brasileira e diversos projetos do setor.
De acordo com o ministro, além de ampliar os negócios com os empresários sauditas, a oportunidade tinha como objetivo também agradecer à Arábia Saudita pelo expressivo crescimento, registrado nos últimos anos, entre as relações entre Brasil e Arábia Saudita. Para Rubens Hannun, presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, tal expansão está intimamente ligada ao acordo firmado entre a entidade e a Câmara de Riad, no ano de 2009. De acordo com Hannun,
a partir deste acordo, a corrente de comércio entre os dois países teve um aumento importante, praticamente dobrando nos anos seguintes.
O ministro Maggi também aproveitou o encontro para para dizer que o governo enviará ao Congresso Nacional uma proposta de alteração na legislação para permitir a compra de áreas rurais por investidores estrangeiros. Para ele, considerando o tamanho das duas economias envolvidas,
os números estão aquém de seu potencial e podem ser ampliados.