IFMT assina termo de cooperação técnica para capacitação de agricultores familiares
A Prefeitura de Cuiabá e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) assinaram no último dia 13 de julho um termo de cooperação para capacitação de agricultores familiares em comunidades rurais da Baixada Cuiabana. De acordo com o matéria divulgada no site 24news, a prefeitura da capital recebeu do governo federal 70 kits de irrigação. Além disso contará com o apoio de 10 alunos do curso técnico em agropecuária do IFMT – Campus São Vicente, sob orientação de um professor. O intuito da parceria, como já ressaltado, tem como finalidade a capacitação de pequenos produtores nas comunidades rurais da região.
De acordo com Willian Silva de Paula, reitor do IFMT,o objetivo do acordo é auxiliar o agricultor familiar da Baixada Cuiabana.
Através da nossa instituição esses projetos serão alavancados, não só ao kit de irrigação, que cada propriedade vai receber. Mas iremos além, com a formação desse agricultor familiar na questão da extensão rural que é uma coisa que a gente vai fortalecer e principalmente vislumbrando a formação de nossos alunos, afirmou Willian.
Ainda de acordo com o reitor, a parceria tem dois lados positivos, pois além de auxiliar os agricultores da região, os graduandos poderão por e prática seus conhecimentos.
Seguindo a mesma linha de raciocínio do reitor da IFT, Vinicius Hugueney, secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, falou sobre a importância da ajuda da instituição aos agricultores locais. “Iremos auxiliá-los desde a instalação do kit, até o alimento ser entregue na mesa das pessoas”, garantiu Vinicius. De acordo com o secretário, a entrega dos kits de irrigação está marcada para amanhãs, dia 17 de julho.
Vale ressaltar também que, além da capacitação para utilização do kit de irrigação citada acima, o curso também versará sobre boas práticas no campo, como manejo e preparo adequados do solo.
Para nossos alunos esse encontro com os agricultores representa conhecer, tanto a parte cientifica como acadêmica, e como isso se aplica na realidade. Para eles será aliar a teoria e a prática. O aprendizado será real, porque a situação real exige tais conhecimentos, vai conseguir além de aplicar, ressignificar os conhecimentos. Porque senão fica no universo do imaginário, afirmou Livio Wogel, diretor-geral do IFMT – Campus São Vicente