Manutenção Irrigação: Como Trocar Aspersor de Jardim e/ou Gramado
Assim como acontece em qualquer tipo de irrigação, o sistema por aspersão também necessita de manutenção após certos períodos de tempo. E uma das necessidades mais comuns neste caso é a troca de um ou mais aspersores, daquele que se eleva do jardim ou gramado, como este modelo da marca Rain Bird. Tal manutenção é fundamental, uma vez que garante o funcionamento pleno do aparelho em sua capacidade máxima, atingindo toda área de irrigação e mantendo o jardim sempre irrigado da maneira adequada.
No caso de sistemas em residências, em que são poucos equipamentos utilizados, muitas vezes a própria pessoa pode fazer o serviço, sem precisar pagar pela visita e mão-de-obra de um especialista. Confira a seguir o passo a passo para trocar o aspersor você mesmo em casa.
1. Faça um Teste e Cheque Quais Aspersores Apresentam Problemas
O primeiro passo é checar quais aspersores apresentam problemas. Para isso acione o sistema de irrigação e veja quais deles não levantam, liberam água com pouca pressão ou sequer liberam água, ou ainda aqueles que não descem após o desligamento do sistema. Faça uma marcação em cada um dos que têm problemas, pode ser utilizado um objeto qualquer. No caso da imagem, utilizamos as bandeirinhas próprias para esse fim, também da marca Rain Bird.
2. Verifique se é Necessário Trocar o Aspersor ou Apenas o Biquinho
Em muitas ocasiões o problema não está diretamente no aspersor, e sim no biquinho. Ao desrosquear o mesmo na superfície superior do aparelho, é possível retirá-lo e verificar se seu filtro está sujo ou entupido (imagem). Nesse caso, basta fazer a troca do biquinho e testar novamente o aspersor, se funcionar com a vazão ok, não há necessidade de descartá-lo. Se o problema persistir mesmo após a troca do bico, então recomendamos colocar um novo aspersor.
3. Recorte e Retire uma Fatia da Grama
Agora entraremos no primeiro passo propriamente dito para troca do aspersor, que é a retirada de uma fatia de grama. Antes, é preciso fazer um recorte quadrado, de mais um menos um pé de cada lado, medidos a partir da posição do aspersor. Tanto o recorte quanto a retirada do tufo do gramado podem ser feitos com uma enxada. Procure manter o recorte íntegro na retirada para facilitar a recolocação posteriormente. Com um facão ou com as próprias mãos, cave até achar conexão do aspersor com o tubo, que normalmente é o chamado swing pipe.
4. Trocando os Aspersores e Colocando Biquinho
Desrosqueie o aspersor antigo e coloque o novo no seu lugar. Antes de recolocar o quadrado de grama, é necessário colocar o biquinho no novo aspersor. Para isso é preciso levantar a parte móvel do aspersor e segurá-la erguida, para então desrosquear a tampa que fica no lugar do biquinho. O alicate da Rain Bird, exibido na imagem, é próprio para isso, pois trava o aspersor levantado facilitando a colocação do biquinho. Depois basta retirar o alicate (ou soltar a parte móvel do aspersor) para que volte novamente para dentro.
5. Recolocando a Grama
Feita a troca do aspersor e colocação do biquinho, é hora de recolocar o recorte de grama em seu lugar. Utilize parte da terra retirada anteriormente para firmar o aspersor na terra. Posteriormente, encaixe o quadrado de grama na posição exata em que fez o recorte. Utilize o excedente de terra para fazer o acabamento no recorte de forma a tapar os vãos que ficam, conforme a foto.
6. Teste Final
Após realizar a troca de todos os aspersores necessários, ligue o sistema e veja se todos funciona perfeitamente. Caso algum deles apresente problemas, verifique novamente. É nesse momento também que deve ser feita a regulagem dos biquinhos, de forma a definir o ângulo de irrigação do aspersor. Para isso, basta girar o eixo que fica na parte móvel até atingir o ângulo ideal.
Se tudo funcionar perfeitamente, a manutenção está concluía com sucesso e a eficiência de seu sistema por aspersão garantida!
Precisa de manutenção especializada na irrigação de seu jardim, condomínio ou cultivo? Clique aqui e solicite uma visita/orçamento sem compromisso com nossos engenheiros!
Pingback: Manutenção de Sistema de Irrigação: Corretiva x Preventiva - Agroclique