Mapa Define Meta Para Elevar 3% a Participação do Brasil no Agronegócio Mundial
O Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – estabeleceu uma meta em conjunto com o Ministério de Relações Exteriores para elevar em 3% a participação brasileira no Agronegócio mundial, pulando de 7% para 10%.
Com cerca de 400 milhões de hectares, sendo que parte desse território disponível ainda não é explorado, juntamente com novas tecnologias e mão de obra qualificada, o país tem potencial para atingir tal patamar nos próximos anos.
O planejamento dos ministérios para isso é chegar a representação em 42 países, bem como de duas entidades internacionais (Organização Mundial do Comércio e Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), além da União Europeia.
O plano certamente deve aumentar ainda mais a representatividade no mercado externo do país que já é considerado um dos principais fornecedores de produtos agropecuários do planeta. Além disso, com certeza também terá um reflexo positivo no cenário nacional, aumentando ainda mais a participação do setor agrícola na população economicamente ativa do país, que hoje está na casa dos 30%.
Os principais produtos que já contribuem e que serão fundamentais para que o governo consiga cumprir com a meta definida são os grãos, seguidos da carne (especialmente a carne de frango) e também da soja, na qual o país detém a posição de segundo maior exportador do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos (EUA).
As informações desta publicação foram retiradas de matéria do site da Revista Exame Abril. Clique aqui para ver o texto fonte na íntegra.