MAPA e Codevasf Apoiarão Plantação Irrigada em Vales
O Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento (MAPA), em parceria com a Codevasf – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, apoiarão a plantação irrigada nos vales de atuação da cia.
De acordo com informações oficiais, o Termo de Cooperação Técnica que oficializa o acordo foi firmado pelo Ministério e pela Companhia nesta segunda-feira (13), determinando o suporte a “projetos públicos de agricultura irrigada”.
Na oportunidade estiverem presentes os representantes máximos de cada órgão, o ministro interino do Mapa, Eumar Novacki, e o presidente da Codevasf, Antonio Avelino Neiva. Eles esclarecerão a responsabilidade e papel de cada entidade neste desafio.
Será função do MAPA, por meio da Secretaria de Mobilidade Social, do Produtor Rural e Cooperativismo, executar todos os projetos aprovados com prioridade para aplicação de técnicas inteligentes e sustentáveis de irrigação e drenagem nas lavouras.
Já a Codevasf caberá conceder, a todos os produtores com planejamento e execução selecionados para receber o benefício, assistência técnica voltada para conhecimento tecnológico e associativismo necessários para otimização e uso consciente da irrigação.
Entre os serviços, estará o fornecimento do projeto personalizado com o sistema de irrigação (aspersão, micro aspersão, gotejamento etc.) mais adequado para otimizar a produção. É importante esclarecer que, para isso, deve-se levar em consideração todas as características do espaço físico – fornecimento de água e desnível da área, entre outros fatores – e também da cultura cultivada.
Segundo informações da Coordenação-geral de Comunicação Social do MAPA, o termo tem validade de 5 anos, portanto deve ser colocado em prática ate meados do ano de 2022, prometendo oferecer soluções completes para os agricultores participantes:
Plano de trabalho para execução do termo de cooperação prevê infraestrutura técnico operacional e apoio a arranjos produtivos locais, incluindo ações para integração e aprendizagem.
As informações foram retiradas de matéria publicada no site oficial do MAPA, disponível no endereço eletrônico agricultura.gov.br.