Ministério Pretende Criar Selo Contra Corrupção no Agronegócio
O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Eumar Novacki, informou que o governo pretende criar uma espécie de selo contra corrupção para o Agronegócio.
De acordo com ele, a medida faz parte da estratégia de criação de programas de compliance no setor. Este tipo de projeto visa recriar um conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para as atividades das instituições e / ou empresas.
Questionado sobre maiores detalhes, o representante do MAPA forneceu mais informações e afirmou que a ideia é lançar um Selo Agro+ de integridade, o qual atesta que os produtos e serviços oferecidos pelas empresas atendem de fato as exigências de qualidade, conformidade legal e também responsabilidade social.
Ainda conforme Novacki, para garantir a credibilidade do Selo haverá auditoria por instituições neutras, ou seja, nem públicas nem privadas. Para exemplificar ele, citou o Instituto Ethos, uma Oscip – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – cuja missão é mobilizar e auxiliar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável.
Por fim, o secretário-executivo esclareceu que, por meio do chamado Selo Anticorrupção, o Ministério da Agricultura poderá “rotular” de forma positiva as empresas dos mais variados ramos ligados ao agronegócio, legitimando a adoção de boas práticas por tais companhias.
As declarações foram concedidas na semana passada na cidade de São Paulo, durante evento realizado para entrega da resultado do Prêmio Carne Forte.
Fonte: infomoney