Ministro da Agricultura Defende Fortalecimento do Café Nacional
O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Blairo Maggi, declarou nesta quinta-feira (27) que defende o fortalecimento do café nacional, durante a cerimônia do evento Especial dos Melhores Cafés do Brasil realizada pela ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café.
Se queremos uma agricultura forte, temos que ter uma cadeia forte. Assim deve ser com a cadeia da cafeicultura.
Ele esclareceu que, termos de volume, o Brasil é o maior produtor e exportador de café do planeta. Há uma grande preocupação com relação ao capital gerado, pois apesar deste dado, nosso país não possui o título de detentor do maior capital gerado pela cafeicultura.
Há nações com menor produção e até mesmo países não produtores que compram o café nacional, fazem a estocagem, preparam blend com outros cafés e desta forma obtêm valores de comercialização muito superiores e com qualidade diferenciada.
De acordo com Maggi, a cafeicultura brasileira não apenas pode, mas deve agregar mais valor ao seu produto, mas para isso é necessário que se fortaleça a cadeia produtiva do café. É preciso de mais investimentos para poder competir de igual com países como Alemanha, que não cultiva café mas é considerada a maior exportadora deste produto processado.
O ministro ainda o mercado nacional de produção de cafés especiais, que hoje representa cerca de 8% da produção total de café, estimada em 50 milhões de sacas.
Sobre o Concurso de Qualidade do Café
Em sua 13ª edição, o concurso tinha como objetivo incentivar à produção de cafés de alta qualidade, além da promoção do segmento junto ao mercado consumidor. Sua realização ocorreu no período entre 26 de janeiro e 03 de fevereiro, sendo que participaram lotes produzidos no Paraná, São Paulo, Espírito Santo e Bahia. O campeão, que obteve a soma de notas final de 8,60 pontos na escala de 0 a 10, foi um cafeicultor da cidade de Dores do Rio Preto – ES.
Fonte: agricultura.gov.br