Ministro da Agricultura propõe que Brics ampliem acordos no agronegócio
Na última sexta-feira, dia 16 de junho de 2017, Blairo Maggi, o ministro brasileiro da Agricultura, num encontro dos Brics na cidade de Nanjing, na China, propôs que os países quem fazem parte do bloco ampliem o comércio e os investimento nos setores de agronegócio. Vale ressaltar que os países dos Brics são Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
No encontro, o ministro brasileiro chegou a propor a criação de um grupo de trabalho para acelerar os investimentos no setor.
Precisamos nos esforçar para sairmos deste encontro com diretrizes para atingir resultados que beneficiem as populações que representamos. É fundamental contarmos com mecanismo para superar barreiras ao comércio, afirmou na ocasião, segundo nota divulgada pela sua própria assessoria imprensa.
Ainda sobre as prováveis medidas de incentivo que poderão ser tomadas, Blairo Maggi afirmou:
É fundamental contarmos com mecanismo para superar barreiras ao comércio, disse o ministro brasileiro da agricultura.
Ainda durante o 7º Encontro de Ministro da Agricultura dos países que formam o Brics ocorrido na China, o ministro brasileiro falou com Han Changfu, ministro da Agricultura da Chinês, sobre os estímulos na atual parceria comercial entre os países.
Já com o ministro da Agricultura da África do Sul, Senzeni Zokwana, o ministro brasileiro propôs realizar eventos para empresários dos dois países com o intuito de acelerar possíveis negócios que seriam benéficos para ambos os lados. Nesse caso, por parte do país africano, existe interesse em negociar navios pesqueiros, vinhos e chá. Já pelo lado brasileiro, a expectativa é negociar carnes suínas e bovinas, segundo a nota do próprio ministério brasileiro.
Fonte: Site do G1