Ministro Vai aos EUA Para Tentar Retomar Exportação de Carne
Três semanas após o anúncio do governo americano de que os EUA – Estados Unidos – suspendeu a importação de carne bovina fresca do Brasil, o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, compareceu em reunião em Washington nesta segunda-feira (17) para tentar retomar as exportações.
O encontro foi realizado com o secretário de Agricultura do governo norte-americano, Sonny Perdue, o mesmo que havia anunciado a interrupção das importações semanas atrás (confira a matéria completa aqui).
De acordo com Maggi, os EUA não têm objeção para retomar a compra da carne produzida aqui no Brasil, que pode ocorrer num “horizonte de 30 a 60 dias”, conforme sua própria previsão.
Apesar da afirmação, e de forma um tanto contraditória, ele esclareceu que os principais pontos discutidos foram abscessos na carne, que são como inflamações decorrentes da vacina contra febre aftosa, e que isso terá que ser revisto:
A grande preocupação é que algumas partes chegaram com pedaços de osso. Como o Brasil é livre de febre aftosa com vacinação, isso acende um sinal amarelo porque nenhum país que é livre de febre aftosa com vacinação pode exportar peças com ossos. Esse é um ponto que temos que rever.
A fim de retomar a confiança do maior importador do planeta de carne bovina fresca, Maggi e sua equipe técnica apresentaram esclarecimentos ao governo americano sobre os procedimentos adotados até então e também soluções para as exigências.
Ainda segundo ele, o primeiro passo é determinar que a parte dianteira do boi (a que é importada pelos EUA) seja cortada em cubos, tiras ou iscas, de modo a facilitar as inspeções, além de alterar a composição da vacina contra a febre aftosa.
Apesar de ser detentor da condição de maior produtor do mundo de carne bovina, o Brasil só conseguiu o selo de aprovação do Departamento de Agricultura norte-americano em setembro de 2016, após 17 anos tentando conquistar esse mercado. Em menos de um ano as importações foram suspensas.
Fonte Portal G1
Bacana.