Pesquisadores desenvolvem para agricultura hidrogel super absorvente
Agricultores de tomate e pimentão têm motivos para comemorar.
Após mais 12 anos de muito estudo e pesquisa, indegrantes da renomada Universidade Federal de São Carlos (UFScar) aperfeiçoaram hidrogéis (bastante conhecidos no uso em fraldas descartáveis) para otimizar a irrigação e a utilização de fertilizantes na agricultura, chegando num novo modelo.
A nova fórmula, conforme os próprios pesquisadores, contém componentes naturais que causam menor impacto no meio ambiente, diminui o custo de produção e apresenta maior poder de absorção. Com apenas 1 grama do novo hidrogel, é possível reter até 2 kg de água.
O que a gente tem comercialmente hoje são hidrogéis que absorvem praticamente 200 a 400 vezes o peso em água. Conseguimos desenvolver um hidrogel que absorve duas mil vezes o peso em água, afirmou o doutorando em Físico-Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Adriel Bortolin.
Em relação a utilização, Botolin afirmou que, “períodos de estiagem, por exemplo, a planta vai necessitar de água e, como não há chuva ou irrigação constante, ela vai pegar do hidrogel que está ali, carregado com água e nutrientes”.
O novo composto já está sendo testado pela Embrapa Hortaliças, no Distrito Federal, em plantações de pimentão e tomate.
Veja o que disse Luiz Henrique Capparelli Mattoso, um dos pioneiros no estudo do composto, sobre a evolução do estudo na área:
Nos primeiros anos, vimos que não só era possível colocar um material de fonte renovável e de custo mais baixo, como a celulose, como que o material resultante absorvia muito mais água e tinha um desempenho muito melhor do que o hidrogel totalmente sintético.
Ainda segundo o pesquisador Luiz Henrique, a utilização do hidrogel na agricultura representa um salto fantástico para as pesquisas na área.
Dessa forma, segundo Luiz Henrique, não serão necessárias irrigações tão constantes e, consequentemente, se evitará uma overdose de nutrientes.
Fonte: G1