Rússia Restringirá Importação de Carne Suína e Bovina do Brasil
No início desta semana mais um importante país consumidor da carne brasileira anunciou que irá impor restrições para importação da mercadoria, tanto bovina quanto suína, já a partir do início do mês de dezembro: a Rússia.
O comunicado foi feito pela Agência Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária, chamada Rosselkhoznadzor. De acordo com os russos, o procedimento é temporário e o principal fator motivador foi a presença do aditivo alimentar ractopamina, encontrado em algumas das remessas exportadas pelo nosso mercado.
Tal substância é usada como uma espécie de anabolizante para estimular o crescimento de massa muscular nos porcos e gados. Em nota de esclarecimento, a Rosselkhoznadzor reafirmou que o uso deste tipo de suplemento foi banido, motivando as referidas restrições de imediato:
Infelizmente, o Rosselkhoznadzor é forçado a afirmar que, de acordo com os estudos laboratoriais, os estimulantes de crescimento banidos foram novamente detectados nos produtos de criação de gado que chegam à Rússia do Brasil em 2017.
Dados oficiais da Agência revelaram que, ao todo, foram 7 notas restringindo provisoriamente as carnes suína e bovina da empresa Seara Alimentos. Eles também ressaltaram que, no caso de ocorrer de testes laboratoriais do órgão russo identificarem novamente a substância, a exportação de carne brasileira para o país poderá ser completamente proibida.
Em contrapartida, a resposta por aqui veio na pessoa de Blairo Maggi, atual ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Segundo sua declaração, que claramente procurou amenizar a questão, a ractopamina é aceita em diversos países a cabe aos exportadores brasileiros se adequarem as exigências estabelecidas.
Se alguma empresa fraudou, deixou passar ou não conseguiu controlar isso, cabe a eles fazerem essas adequações.
A Rússia é, juntamente com os Estados Unidos (que chegou a suspender importação da carne bovina), uma das principais nações consumidoras da carne nacional, assumindo a posição de maior compradora da carne suína e quarta maior importadora da carne bovina.
As informações foram retiradas de reportagem publicada no site Gazeta do Povo. Confira na íntegra aqui.
Adorei seu site. Conteudo de muita qualidade. Obrigado por compartilhar
Gostei muito do assunto abordado. Será que vai ser postado mais sobre isso todo mês?
Espero com certeza muito mais pois sei que irá me ajudar muito em minhas pesquisas. Grata!
Essa matéria está de parabéns. Quando leio algo sobre esse assunto quase sempre é imcompleto, porém aqui você falou tudo bem claro com palavras certas. gratidão mesmo.