Saiba o Que São e Como Funcionam as Cooperativas Agrícolas
Assim como qualquer forma de economia colaborativa em nossa sociedade, as Cooperativas Agrícolas são associações em que os participantes, produtores rurais de variados tamanhos, se unem e dividem igualmente os objetivos, responsabilidades e lucros.
Sua finalidade é, basicamente, proporcionar aos cooperados uma série de condições / oportunidades que provavelmente não teriam se trabalhassem individualmente. Entre as principais delas, podemos citar a maior facilidade em atender ao mercado consumidor, negociar melhores condições e preços para a aquisição de insumos, além do escoamento de toda sua produção a um valor justo.
Mas estas não são as únicas vantagens da atividade cooperativista no ramo do agronegócio. Confira outros benefícios trazidos por tal prática:
- geração e divisão da renda de forma equilibrada;
- assessoria técnica, com profissionais especializados como agrônomos e engenheiros agrícolas, garantindo suporte aos cooperados e consequentemente maior rendimento na produção;
- oferta de serviços aos produtores, como por exemplo beneficiamento da plantação, instalação de sistemas de irrigação e embalagem de produtos, entre outros;
- barganha adquirida nas compras e nas vendas coletivas;
- agregação de valor à produção dos cooperados.
Outro recurso importantíssimo oferecido pelas cooperativas agrícolas e que merece ser mencionado consiste nas garantias trabalhistas. Por serem regulamentadas e devidamente instaladas em cada município, as cooperativas garantem direitos e benefícios aos seus integrantes, como pagamento de INSS, dias parados, décimo-terceiro salário, assistência médica e educacional.
Dados Oficiais das Cooperativas Agrícolas no Brasil
De acordo com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Brasil conta com 1.597 instituições e 180,1 mil produtores cooperados. O último Censo Agropecuário levantado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – revelou que 48% da produção agropecuária do país passa por alguma cooperativa e que isso gera trabalho para mais de 1 milhão de pessoas.
Produtores interessados em se reunir e formar uma nova Cooperativa Agrícola podem criar convênios com o MAPA para oficialização e regulamentação de seu projeto. Para mais informações podem acessar o Portal de Convênios do Governo Federal – SICONV.