Seca no Distrito Federal Acarreta Redução na Área de Cultivo
A seca que assola o Distrito Federal de uns meses para cá vem afetando a produção de inúmeros agricultores devido a redução na área de cultivo, especialmente na região da Bacia do Rio Descoberto, que abastece mais de 60% da população do DF e cuja diminuição da plantação já ultrapassa 20%.
Boa parte deste resultado se deve, além da míngua nas chuvas, pela decisão do Governo do DF pelo racionamento após decretar estado de emergência quando o reservatório do Rio Descoberto foi reduzido quase pela metade (55%) de sua capacidade total. A restrição imposta recentemente define que os 638 produtores que usam a Bacia para abastecimento de suas plantações podem captar água apenas 3 horas por dia, exclusivamente das 6h às 9h.
Representante destes produtores rurais, o presidente da associação dos agricultores da região, Ricardo Sassa, afirmou que foi necessário criar um tipo de rodízio para atender a exigência da Agência Reguladora de Águas do Distrito Federal e, ao mesmo tempo, atenuar o prejuízo de sua classe durante o período da seca.
Sassa explicou que a saída encontrada fui utilizar a água para abastecimento nos sistemas de irrigação uma vez a cada três dias, portanto dois dias não e um dia sim. Antes de chegar as 94 propriedades abastecidas pela Bacia do Descoberto, a água, também oriunda do Ribeirão Rodeador, passa por um canal de 35 Km de extensão.
Os esforços do governo vêm sendo realizados desde agosto do ano passado, sendo que neste período o consumo de água para produção foi reduzido em 50%. Agricultores locais e suas áreas cultivadas, no entanto, ainda vão sofrer por cerca de 4 meses com a seca e a restrição, uma vez que o período de chuvas deve voltar somente em novembro, permanecendo até meados de fevereiro de 2018.
Vale mencionar que não é apenas a Bacia do Rio Descoberto que passa por seca e racionamento.
A Bacia do Rio São Francisco, na parte que envolve porções dos estados da Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, também tem restrição no uso da água para irrigação, todas às quartas-feiras, até a data de 30 de novembro, conforme mostramos nesta matéria.