SENAR Realiza Treinamento de Irrigação Por Aspersão e Pivô Central
A demanda por sistemas de irrigação em diversos tipos de plantação cresce a cada safra em diversos estados brasileiros, fazendo-se necessária a aprendizagem das técnicas corretas para montagem e manuseio destes mecanismos por parte dos produtores.
Tendo isso em vista o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – está promovendo nesta semana o segundo treinamento de instrutores do Programa Nacional de Irrigação, com foco nos sistemas que usam aspersão e pivô central.
Além de ensinar a maneira adequada de instalação e uso dos sistemas com pivô e aspersores, o objetivo do encontro para o SENAR vai além. A meta é mostrar aos instrutores como orientar os agricultores sobre a importância de um sistema de irrigação eficiente e inteligente, no qual há economia de água e redução nos custos, especialmente com energia elétrica, sem perder a produtividade.
Para alguns dos participantes a capacitação foi considerada fundamental para orientação adequada e prestação de serviço de qualidade para os produtores, independente de qual seja seu cultivo, conforme esclareceu Radson Bruno Macedo Oliveira, um dos instrutores no SENAR de Roraima:
Quero levar desse curso as peculiaridades da irrigação por aspersão e as novidades sobre automação para atender da melhor forma os clientes que já temos na área da produção de capim.
Vale mencionar que, além da teoria, o treinamento também oferece experiências práticas, como a realizada nesta quinta-feira numa propriedade privada na cidade de Cristalina (GO).
O início do treinamento ocorreu na última segunda-feira (24) e o encerramento acontecerá amanhã (28), sendo que estão participando instrutores do SENAR de mais de 15 estados: AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MT, MS, PA PE, RS, RR, SE, SP e TO.
As informações desta matéria foram concedidas pela Assessoria de Comunicação do SENAR no portal oficial do Serviço na internet (http://www.senar.org.br/). Quem deseja obter mais informações pode entrar em contato com o atendimento telefônico no número (61) 2109-1300.